quinta-feira, 28 de abril de 2011

Você está preparado para ter um chefe mais jovem do que você?

http://carreira.monster.com.br/ambiente-de-trabalho-corporativo/diversos/voce-esta-preparado-para-ter-um-chefe-mais-jovem-do-que-voce/article.aspx


por Júlio Sérgio Cardozo
Colaborador do Monster
 
Hoje pela manhã recebi o telefonema de um grande amigo que assumiu a presidência de importante grupo de varejo do país. Uma notícia que até então poderia ser comum se não fosse o fato dele atingir o topo com apenas 36 anos. Seu maior desafio, aliás, tem sido comandar uma equipe de executivos que já beiram os 45 ou mais.
 
“Logo que entrei enfrentei minha primeira prova de fogo. Um deles quis testar minha competência na hora de tomar uma decisão delicada”, confessou-me. Sua experiência, entretanto, não é e nem será a única. Cada vez mais cedo os profissionais vêm conquistando postos de comando, ao mesmo tempo em que parte da geração Y começa a experimentar o gostinho do poder. Dados da consultoria Hay Group apontam que no Brasil cerca de 20% de jovens com menos de 30 anos já ocupam cargos de chefia.
 
Fenômeno que vai impactar de forma irreversível a relação entre chefes e subordinados. Aí faço as seguintes perguntas: Será que um chefe jovem está preparado para liderar equipes mais velhas? Ou até que ponto um profissional com invejável bagagem no currículo aceita ser comandado por quem ainda não viu o filme todo?
 
Não há dúvidas que poucos terão a coragem de assumir o quanto se sentem desconfortáveis. Ouso dizer que embora muitos afirmem não ver problemas, eles serão velados, provocando atritos irreparáveis. Pode até rolar uma discreta sabotagem.
 
Lembro-me de outro amigo executivo – na época com quase 50 anos - que pediu demissão quando soube que o novo diretor da sua área tinha 17 anos a menos que ele. Mesmo sem ter para onde ir, preferiu largar um emprego bacana por temer futuros problemas.
 
Uma pesquisa realizada pela consultoria Lens & Minarelli há alguns anos, envolvendo 250 executivos, mostrou que mais da metade já teve um chefe mais jovem. Desse total, 63,9% revelou ter enfrentado algum tipo de dificuldade de relacionamento.
 
Nada contra jovens talentos estarem assumindo posições de chefia, muito pelo contrário. Mas é preciso reconhecer que uma grande maioria não possui maturidade suficiente para lidar com situações de extremo grau de estresse, contam com uma carga emocional adversa e ansiedade à flor da pele que os impede ter discernimento do que é bom senso (nas clínicas de planejamento da vida há relatos de CEO jovens que se refugiam no banheiro para chorar de desespero!).
 
Entre as diversas credenciais necessárias para um verdadeiro líder está exatamente o bom senso adquirido por meio da experiência. O chefe jovem tem pouca milhagem e, portanto, alguns mostram uma visão equivocada do que é preciso decidir rápido. Já ouvi alguns talentos da geração Y dizer: “Os mais velhos são muito lentos para decidir, ficam remoendo o assunto e perdem o "timing" por conta disso”. Infelizmente, acabam confundindo rapidez com ponderação e não raro erram feio em suas decisões.
 
Claro que toda regra tem sua exceção. Quando encontramos chefes jovens dotados de grandes habilidades para tomar decisões, precisamos tirar o chapéu. A estrada é longa e o desafio para aqueles que estão experimentando o poder tão cedo consiste em ter coragem e humildade necessárias para entender que quanto mais se aprende menos se sabe.
 
A imaturidade leva à arrogância, autoritarismo, descontrole, insegurança, impaciência e competitividade exarcebada. Aspectos que precisam ser olhados com cuidado por quem está no início da vida profissional. Se você faz parte da geração Y precisa se preparar para ocupar cargo de chefia e comandar os mais velhos.
 
Já para quem acumula uma bela trajetória profissional, saiba lidar com esse novo cenário que desponta. Há pontos positivos de uma liderança jovem que somados à sabedoria de executivos tarimbados resultarão em um modelo de gestão equilibrado. Todos sairão ganhando.

Como você está se saindo no novo emprego?

http://carreira.monster.com.br/ambiente-de-trabalho-corporativo/novo-emprego/como-voce-esta-se-saindo-no-novo-emprego/article.aspx


Por John Rossheim, escritor convidado sênior do Monster
 
 
Quando iniciamos em um novo emprego, a natureza humana manda que nos concentremos na superfície das coisas: a fotocópia da declaração de visão que acompanha o seu pacote de orientação, o modo como seus colegas se vestem e a data indicada pelo RH para a sua primeira avaliação de desempenho.

Mas se você for usar este emprego para promover as suas metas de carreira, ou mesmo se você só quiser durar o suficiente para começar a ter direito à participação nos lucros, não poderá se dar ao luxo de esperar até que seu número seja chamado para descobrir como está se saindo.

“A maioria das empresas tem processos formais de avaliação, mas eles são programados e talvez não coincidam com a sua necessidade de opinião”, afirma Linda Taylor, diretora do Centro de Recursos de Carreira da Faculdade de Administração de Empresas da Universidade Estadual da Carolina do Norte.

Diante dessa realidade inconveniente, veja como proceder para obter uma visão antecipada, significativa e multidimensional a respeito de seu desempenho no novo emprego.

Quando você deve começar a pedir uma opinião?

Não há regras gerais confiáveis sobre quando você deve começar a se informar a respeito do seu desempenho no novo emprego. Isso depende da cultura corporativa na qual você está entrando.

“Nós damos nossa opinião aos novos contratados após alguns dias”, afirma Ann Houlihan, CEO da Golden Key Leadership, empresa de orientação e consultoria de RH. “A maioria das empresas com quem trabalho começa a oferecer uma avaliação rápida após 30 dias. Se você esperar 90 dias, simplesmente ficará no suspense”.

Outros gerentes dizem que você deve se concentrar em destacar-se na sua atuação diária e não se preocupar muito com o quadro geral por algum tempo. “Você deve esperar de dois a três meses e, depois, fazer a sua miniavaliação geral”, afirma Michael Watkins, autor de Os primeiros 90 dias: estratégias de sucesso para novos líderes.

Sem dúvida, perguntar sobre o seu desempenho acaba sendo, muitas vezes, um estímulo negativo. “Não seja ‘carente’”, afirma Alan Weiss, diretor do Summit Consulting Group. “Em geral, os gestores não suportam pessoas que estão sempre tentando descobrir quanto estão gostando delas”.

Ajuste com cuidado seu pedido de opinião

Dar a impressão de ser um profissional, e não de um neurótico, é essencialmente uma questão de atitude. “A apresentação é uma parte grande disso”, afirma Watkins. “Para fazer disso algo trivial e tranquilo, você deve moldar sua consulta como se “perguntar fosse um hábito”.

Muitas vezes, faz sentido concentrar a sua autoinvestigação nas especificidades do produto do seu trabalho. “Não pergunte ‘como estou indo?’, mas tente articular o que é necessário”, afirma Taylor.

Você tem o que é necessário para o sucesso?

A chave para uma avaliação precoce significativa é perguntar se você atingiu os objetivos dos clientes internos e externos no prazo e dentro do orçamento. “Você precisa de autocontrole”, afirma Weiss. “Descubra os objetivos de qualquer tarefa logo no início, depois avalie se você os cumpriu, e em que nível”.
 
Outra tática útil é investigar como os vencedores na sua organização chegaram onde estão. “Quando a administração está falando em favor de outras pessoas, quais são as características que as diferenciam?”, afirma Taylor.
 
Não basta perguntar ao seu chefe. Pergunte a todos
 
Não termine a sua busca de opiniões antecipadas com o seu superior imediato, mas também não dependa do colega do cubículo vizinho. “Os colegas podem vê-lo como um concorrente”, afirma Weiss. “É melhor obter a opinião de alguém que começou no seu cargo e, desde então, vem sendo promovido”.
 
Se você estiver estabelecendo um relacionamento com um mentor na sua organização, ele poderá ajudar a compreender como as principais pessoas veem você.
 
No final, “não há como vencer o simples fato de ser franco e fazer a pergunta, independentemente do tipo de gerente que você tem”, afirma Houlihan.
 
Um último conselho: “Obtenha as opiniões pessoalmente”, afirma Weiss. “Por e-mail, você não recebe as informações que chegam através da inflexão”.

7 Erros de Comportamento nos Ambientes Corporativos!

http://estrategiaecia.blogspot.com/2008/03/7-erros-de-comportamento-nos-ambientes.html

OS SETE ERROS Os erros de comportamento são vários e seria até difícil quantificá-los. Mas existem alguns mais recorrentes:

1. Escutar música sem fone, e ainda em volume alto:
A menos que você trabalhe em um ambiente muito criativo, ou mesmo numa empresa que venda material para a prática de esportes radicais, nunca escute música sem fones de ouvidos. Em algumas empresas mais tradicionais, não é permitido sequer ouvir música usando fones.

2. Utilizar o telefone para assuntos pessoais e ainda falar alto, atrapalhando as pessoas à volta:
O telefone é uma ferramenta de trabalho, que pode ser utilizada de forma pessoal - no entanto, este uso deve respeitar a ética profissional, mesmo porque ninguém precisa saber sobre a sua vida.

3. Utilizar linguajar impróprio para o ambiente de trabalho:
Cada um dá notícia de sua natureza por seus atos e formas de se expressar. Respondo essa questão com outra pergunta: será que alguém que se utiliza de gírias e palavrões passa uma imagem de pessoa serena, educada, compenetrada e comprometida ou de alguém relapso, sem critérios e até imaturo?

4. Fazer comentários de mau gosto sobre os colegas ou subordinados:
Comentários de mau gosto sobre os colegas, independente da posição que ocupam na empresa, não deveriam ocorrer nunca. É preciso ter em mente que todos os que trabalham naquele ambiente estão lá para desempenhar um papel profissional, e qualquer coisa que saia desse escopo deve ser evitada.

5. Abusar do poder:
O poder do seu cargo existe para preencher os propósitos da empresa. Se você os utiliza para outros fins, demonstra que não está preparado para liderar e muito menos para desenvolver pessoas.

6. Não cuidar do ambiente comum:
Uma boa dica com relação ao espaço é deixá-lo como você gostaria de encontrá-lo, não deixando rastros de sujeira e desordem em ambientes de uso coletivo. Devemos procurar desenvolver uma sensibilidade no sentido de observar a nós mesmos e o impacto que nosso comportamento pode ter sobre os outros.

7. Não separar pessoal de profissional:
Mais uma demonstração de imaturidade e o conseqüente despreparo para vivenciar o ambiente corporativo. Damos notícia de nossa natureza com nossas atitudes e pela forma como nos comunicamos. Alguém que age dessa forma, sem ter discernimento do que é pessoal e do que é profissional, demonstra que não merece estar onde está.

Fonte: Carreira e Suceso.

Mercado de Trabalho – O ABC da Etiqueta Profissional

http://www.etiquetaempresarial.com.br/imp6.asp
(Nívia Trocado)


Consultoria: Maria Aparecida Araújo


Cuidado como você procede no ambiente de trabalho, para que suas atitudes não arruínem sua carreira.

Você sabe lidar com as diferentes situações do dia-a-dia e consegue driblar com elegância as saias justas que aparecem no mundo corporativo?

Se a resposta for positiva, PARABÉNS!

Isso leva a crer que você tem educação, bom senso e traquejo social. Portanto está preparada para representar a empresa em qualquer ocasião. Saiba, no entanto, que inúmeros profissionais desconhecem as vantagens que as boas maneiras podem trazer para sua carreira.

Muitas pessoas acreditam que o sucesso profissional depende apenas de um currículo brilhante, uma competência inquestionável e uma constante preocupação em manterem-se atualizadas.

Ledo engano!

Aprimorar as capacidades técnicas é importante, mas desenvolver as habilidades sociais é fundamental, porque além da competência e do foco em resultados, alavancar a carreira pode depender MUITO de umas regrinhas de etiqueta profissional. Afinal as empresas estão dando um valor cada vez maior às suas atitudes, à sua postura e ao seu modo de proceder.

A Consultora de Comportamento Profissional, Etiqueta Social e Internacional, Marketing Pessoal, Cerimonial e Protocolo, Maria Aparecida Araújo explica que as profissionais precisam sentir necessidade de aprender para ascender na carreira. "O maior benefício de quem se preocupa com a sua etiqueta profissional é a segurança que a pessoa adquire, porque ela aprende a se comportar em qualquer situação que se lhe apresente, ao tomar conhecimento do correto".

Geralmente, quando a pessoa está pouco à vontade, sua performance cai, porque ela não sabe o que fazer, como falar...

A importância de se preocupar com a etiqueta profissional é não colocar negócios a perder, porque a imagem mal colocada põe a carreira em risco.

O questionamento da própria conduta deve ser constante, pois o mais importante é o respeito ao próximo. Por isso o valor da etiqueta profissional, na qual a pessoa vai aprender regras do comportamento corporativo, porque ela está representando uma empresa.

" É uma grande responsabilidade, pois o comportamento da profissional funciona como um espelho da instituição que a contratou, perante os clientes" diz Maria Aparecida.


Qualidade de Vida gera Qualidade Profissional

A etiqueta profissional passa por diversos campos. O economista e Consultor de Qualidade de Vida, Cláudio Pelizari, afirma que, além de aprender princípios e regras de comportamento, a profissional, que pretende ter sucesso na carreira, deve se preocupar com a sua qualidade de vida. "O relacionamento entre uma pessoa e outra se dá a partir do que se vê". Por isso a profissional deve se preocupar em estar com uma boa aparência. Ser e parecer saudável, ter asseio pessoal.

Por exemplo, se a pessoa fuma, os colegas sentem o odor nela e isto é muito desagradável. "Por esse motivo o marketing pessoal está inserido na etiqueta profissional, sendo de suma importância para quem quer galgar degraus na carreira".


Confira as nossas dicas:

A - Aperto de Mãos: Jamais se deve cumprimentar com a mão mole ou tocando só as pontas dos dedos da outra pessoa. O aperto de mão deve ser firme, demonstrando para a outra pessoa que você tem prazer no contato com ela. Lamentável aquele que parece querer estraçalhar os dedos da outra pessoa.

B - Batom: Jamais retocar o batom em mesas de refeição e evitar ao máximo sujar o rosto das pessoas, colarinhos, guardanapos e toalhas de lavabo.

C - Cartões de Visita: Imprescindíveis ao profissional que deseja projetar uma imagem bem cuidada. É necessário dominar com desenvoltura todos os aspectos que envolvem a troca de cartões de visita. Nunca se apresente sem eles. Dizer que acabaram revela certa desorganização e falta de logística pessoal.

D - Direção do Automóvel: Um dos mais reveladores meios para se identificar uma pessoa bem-educada. Sem comentários: buzinar muito, obstruir calçadas, avançar sinais, ultrapassar pelos acostamentos e estacionar ocupando duas vagas, esquecendo-se dos demais.

E - Elogio: Ferramenta poderosa que desperta no semelhante a vontade de cooperar. Ele eleva a auto-estima do outro e atenua os efeitos desagradáveis de uma crítica.

F - Fofoca: Nunca será um comportamento de pessoas verdadeiramente elegantes. O profissional que se entrega a ela deixa transparecer que, no mínimo, é um desocupado.

G - Gafe: Atitude ou comportamento que repercute de forma desfavorável no convívio social ou profissional. Geralmente causa constrangimento para quem comete e para quem presencia.

H - Honestidade: Um dos "agás" do profissional de sucesso. Caminha lado a lado com a humildade, com o humor e com a habilidade.

I - Iniciativa: Requisito básico para que o profissional seja pró-ativo e bom colaborador dos colegas e da chefia. De nada adiantará ter boas idéias, se não agir para colocá-las em prática.

J - Jóias: Juntamente com as bijuterias devem ser discretas. Qualquer exagero dá ares de "perua" à mulher que usa. O visual do mundo corporativo exige mais discrição nos trajes. A elegância não admite excessos de nenhuma natureza.

L - Lenço: Peça essencial, que deve estar sempre na bolsa da mulher e no bolso do homem. Embora banido e substituído pelos de papel, é um poderoso aliado para proteger as pessoas de tosses, espirros e mãos suadas.

M - Marketing Pessoal: Instrumento fundamental para que você se mostre ao mercado como um produto que deve ser comprado e valorizado. Ninguém compra seu talento e competência se não descobrir que você os tem. Entre dois candidatos a uma vaga de emprego ou promoção na carreira, certamente a escolha irá recair naquele com melhor imagem, trato e apresentação.

N - Negatividade: Deve ser banida da atitude do profissional que deseja o sucesso. Aprenda a ser positivo nas palavras, pensamentos e ações. Ninguém gosta de conviver nem empregar uma pessoa resmungona, ressentida e sempre pronta a se queixar e reclamar de tudo e de todos.

O - Óculos escuros: Devem ser retirados quando você conversa com outra pessoa. O interlocutor deve ver os seus olhos. Sempre olhe para as pessoas com quem fala. Quando isso não acontece, a outra pessoa pensa que não tem nenhuma importância para você.

P - Pontualidade: Marca das pessoas bem-educadas. No Brasil, é um atributo ainda desprezado por muitos. Exatamente por isso, destaca positivamente o profissional que faz uso dela.

Q - Qualidade: Adote para sua vida o principal lema da qualidade: "Hoje melhor que ontem e amanhã melhor que hoje". Valorize suas melhorias diárias. Busque sempre seu auto-aprimoramento.

R - Resposta: Adote como norma de conduta responder sempre à sua correspondência (cartas e e-mails) e aos seus telefonemas. Quando não faz isso, comete extrema grosseria.

S - Sorriso: Estabeleça como meta dar no mínimo cinco sorrisos por dia. O sorriso é a mais poderosa arma para você fazer amigos e conquistar a simpatia das outras pessoas. No seu cotidiano use-o em abundância, juntamente com o elogio e o agradecimento.

T - Talheres: Aprenda a usar corretamente. "Dize-me como comes e te direi se és elegante e bem-educado".

U - Unhas: Nunca saia de casa com esmalte descascado. No trabalho não há espaço para extravagâncias nas cores, tamanhos e efeitos visuais. Nos pés será sempre preferível o esmalte mais claro. Deixe os vermelhos só para as mãos.

V - Viagens: Saiba conduzir-se com elegância em viagens de avião, navio, ônibus e trens. Escolha a roupa e a bagagem adequadas, não incomode os outros passageiros, seja consciencioso com os tripulantes, informe-se sobre outras culturas e evite gafes internacionais. Viajar é uma excelente forma de ganhar cultura e traquejo.

X - Xícara: Segure sempre pela asa sem deixar o dedo mínimo levantar. Nunca deixe a colher dentro dela, só no pires.

Z - Zum-Zum-Zum: Uma profissional séria não tem tempo para estar envolvida em zumzumzum, isto é em boatos. Isso é um mal relacionado à fofoca e quem trabalha de verdade não tem tempo para tal atitude que, além de tudo é deselegante.

terça-feira, 26 de abril de 2011

Como fazer o seu curriculo

http://www.efetividade.net/2007/09/07/como-fazer-seu-curriculo-modelos-originais-de-curriculum-vitae-e-dicas-de-preenchimento/


Currículo é o documento em que se reúnem dados relativos às características pessoais, formação, experiência profissional e/ou trabalhos realizados por um candidato a emprego, atividade de autônomo, ou cargo específico.
Como fazer meu currículo? Esta é uma dúvida comum, e oferecer um bom modelo de curriculum vitae que possa ser preenchido pelo candidato a um emprego ou estágio costuma ser uma boa resposta.
Mas muitas pessoas em busca de uma vaga ou de uma oportunidade para entrevista caem em uma armadilha comum: buscam sempre os mesmos modelos de currículo e assim parecem apenas “mais um na multidão” desde a primeira vez em que o recrutador tem contato com suas informações.

 

É por esta razão que o Efetividade.net vai adiante: além de oferecer modelos de currículo gratuitos e originais, ainda explica como você deve preenchê-los e personalizá-los para se destacar sem passar dos limites, garantindo maior chance de obter atenção positiva do seu futuro empregador.

Modelo de currículo para download
Já analisei muitos currículos mal produzidos, e por esta razão procuro fazer minha parte para que candidatos realmente interessados em um primeiro emprego, emprego temporário, estágio ou mesmo recolocação possam ter alguma referência ;-)

 

Clique para
download do modelo acima para editar no seu computador

Comece fazendo o download do modelo acima, que foi desenvolvido originalmente aqui pelo Efetividade.net e já foi destaque na revista Veja.

Currículo para baixar

O arquivo está disponível para download em 5 formatos diferentes que você pode escolher:
Este é um modelo de apenas uma página, ideal para quem está em busca do primeiro emprego ou recolocação. Se você não tem dados suficientes para “rechear” seu currículo, siga a dica dos profissionais para aumentar sua empregabilidade: use parte do seu tempo disponível para participar de eventos promovidos pelo SENAC, SENAI, SEBRAE ou outras entidades de fomento ao mercado, e o seu currículo automaticamente irá se enriquecer – gerando uma vantagem em relação aos seus demais colegas que estão na mesma busca, mas cujos currículos permanecem um grande vazio.
Note que foram tomados cuidados especiais para evitar o efeito de “folha vazia”. A margem esquerda foi ampliada, os títulos das seções estão dentro de células que ocupam a boa parte da linha, e outros truques tipográficos foram empregados para garantir de forma harmoniosa o preenchimento do espaço. Note que os truques óbvios, que saltam aos olhos de qualquer avaliador – como aumentar o tamanho da fonte e o espaçamento – foram completamente abandonados.
Se você quiser usar este modelo, o ideal é que você apenas o visualize (preferencialmente o PDF) e construa o seu próprio arquivo a partir dele, para que não seja idêntico ao de mais nenhum candidato à mesma vaga.
Após preencher seus dados, veja as dicas adicionais destes artigos:
Veja também o outro modelo original de currículo do Efetividade.net: “Modelos de curriculum grátis para download – parte 1: primeiro emprego
E se você busca informações sobre currículo sem experiência, veja o modelo específico disponível acima, e leia também os artigos “Currículo sem experiência” e “Emprego sem experiência? Existe solução“.

Como conseguir estágio na área de T.I

http://www.administradores.com.br/informe-se/informativo/como-conseguir-estagio-na-area-de-t-i/19939/

É engraçado como a nossa visão muda em relação à área em que desejamos atuar quando nos encontramos na faculdade. Muitas pessoas pensam que “sobram” vagas no mercado de Tecnologia da Informação, mas depois descobrem que, como qualquer outro ramo, esse segmento é competitivo e exige alta qualificação para que o profissional se destaque.

Uma área específica como essa exige investimentos na carreira para que os candidatos encontrem uma boa oportunidade de emprego ou estágio. Cursos extra-curriculares para especialização e conhecimento da língua inglesa já são grandes diferenciais e colocam o candidato um passo à frente de seus concorrentes que não estão no mesmo patamar e que correm o risco de ficar fora do mercado por conta disso.

Uma pesquisa realizada este ano por uma consultoria de Recursos Humanos revelou que o país é o maior investidor em estágio da América Latina, porém, os brasileiros são os menos qualificados no mercado internacional devido a falta de conhecimento. É notável que aqueles que não investem em si mesmos encontram uma grande dificuldade de se colocar no mercado de trabalho e, dessa maneira, adquirem pouca experiência para atuar na área, possuindo os menores salários.

O estágio tem papel fundamental durante os anos da formação acadêmica e na carreira de um profissional porque coloca o universitário em contato direto com os desafios da profissão e esse é o melhor momento de aprendizagem para o jovem. E para os que almejam vagas em TI, sugiro algumas formas para chegar lá:

• Especialize-se – No mercado de trabalho não há espaço para “genéricos“. Já decidiu em que área irá atuar dentro da profissão que escolheu? Se sim, não cruze os braços e vá em frente. Procure cursos que possam aprimorar seus conhecimentos e trazer novidades que serão importantes para sua carreira. Se ainda não sabe exatamente o que vai fazer, não perca tempo! Vá atrás de profissionais experientes e professores para solucionar suas dúvidas e dar uma melhor direção ao seu caminho;

• Dinheiro não é problema – É verdade que alguns cursos são pagos, e alguns até bem caros, mas não é a falta de renda que irá pará-lo. Existem cursos de especialização oferecidos pelo Governo ou então por empresas que dão descontos e que podem ajudá-los nessa empreitada. Aproveite também as palestras ministradas na própria faculdade, elas são importantes para o seu know-how. Além disso, vale lembrar que vivemos nos tempos da informação. Utilize-se de ferramentas de busca e aprendizado on-line para ganhar tempo e conseguir diferenciar-se de seus concorrentes; e

• Estude, não pare de aprender – O curso de graduação é um ótimo caminho para aprender na teoria e na prática o que realmente acontece mercado afora. Porém, o profissional diferenciado é aquele que vai além do que lhe é entregue nas mãos; ele vai atrás de mais informações e dá passos adiante e independentes. Procure fazer isso, estude e adquira o máximo de conhecimento necessário, isso faz muita diferença em uma entrevista de estágio e, com certeza, chamará atenção do seu recrutador!


Giuliano Bortoluci é Diretor de Comunicação do Site Estagiários.com.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Para profissionais de TI, segurança ainda é barreira na nuvem

http://computerworld.uol.com.br/tecnologia/2011/04/19/para-profissionais-de-ti-seguranca-ainda-e-barreira-na-nuvem/
Estudo realizado pela Accenture revela que área de negócios não possui a mesma visão. Acredita que segurança e privacidade não são problemas.

Por Computerworld/PT    19 de abril de 2011 - 14h04

Cloud computing ainda gera desconfiança entre profissionais de TI. A conclusão é do estudo Cloud and the Future of Business: From Costs to Innovation, realizado pela Accenture em conjunto com a unidade de outsourcing da London School of Economics and Political Science. De acordo com o levantamento, as equipes de tecnologia da informação veem segurança e privacidade como barreiras para a adoção de modelos de computação baseados na nuvem.
“Uma das descobertas mais interessantes foi que havia uma lacuna entre os gestores de negócios e os departamentos de TI”, diz Andrew Greenway, responsável pelo estudo por parte da Accenture. “Os empresários disseram que não veem a segurança nem a privacidade como um problema em torno da cloud computing. Por outro lado, o pessoal de TI vê a privacidade dos dados, o risco de aprisionamento e a segurança, como um grande problema.”
Greenway acredita ainda que “os recursos humanos de TI também não estão convencidos dos benefícios da nuvem assim como a comunidade empresarial”.
Para Greenway é preciso reduzir essa diferença. Caso contrário, os gestores de negócio podem contratar os serviços pretendidos, contornando a opinião dos departamentos de TI. “Isso vai causar um choque nas equipas de TI, levando-as a disponibilizar serviços muito mais rapidamente e com maior agilidade”, afirma.
A Accenture ouviu mais de mil gestores de negócios e de TI para chegar aos resultados do estudo. Além disso, os analistas realizaram mais de 35 entrevistas com responsáveis dos principais prestadores de serviços de cloud computing, integradores de sistema e utilizadores. O relatório abrange a evolução de cloud durante os últimos dois anos e reforça a visão de que a nuvem vai afetar a TI.
“Há a necessidade de os departamentos aderirem ao modelo e perceberem que o mundo vai ser diferente, além de exigir um método muito mais transparente e ágil para disponibilizar capacidades de TI no futuro”, diz Greenway. O executivo prevê que haverá uma grande mudança de direção para a TI, capaz de produzir um forte impacto nas organizações.
As organizações vão ter de se adaptar às mudanças e aprender a gerenciar serviços de cloud computing para disponibilizar funcionalidades e aplicações de TI ao negócio, de forma consistente e flexível. Podem constituir grandes desafios a gestão dos dados em múltiplos sistemas de diferentes fornecedores de serviços de cloud, mantendo ao mesmo tempo boa governação e garantias sobre a informação, segundo a Accenture.
A Accenture acredita ainda que um novo tipo de departamento de TI surgirá e deverá se tornar o departamento de TI 2.0. “Haverá pofissionais capazes de disponibilizar vários serviços em horas em vez de anos", finaliza.

Salários de Tecnologia no Brasil (valores expressos em R$)

http://computerworld.uol.com.br/carreira/tabela_salarios


CargoPorte0-2 anos3-5 anos6-9 anos10-15 anosMais de 15 anos
Diretor de TI / CIOP/M
G
10.000 - 15.000
18.000 - 22.000
12.500 - 17.000
19.500 - 24.000
14.000 - 19.000
22.000 - 30.500
16.500 - 22.000
26.000 - 32.500
18.000 - 25.000
30.000 - 45.000
Gerente de TIP/M
G
10.000 - 15.000
11.500 - 17.000
12.000 - 17.000
14.000 - 19.000
14.000 - 19.000
16.000 - 22.000
16.500 - 22.000
18.500 - 24.000
18.000 - 25.000
20.000 - 28.000
Gerente de Infraestrutura / TelecomG11.000 - 16.00012.000 - 19.00015.000 - 22.00017.000 - 23.00019.000 - 25.000
Gerente de Sistemas / DesenvolvimentoG10.500 - 15.00011.500 - 17.50013.000 - 18.50015.500 - 22.00018.000 - 24.000
Gerente de Serviços / OperaçõesG9.000 - 13.00010.500 - 15.00011.500 - 16.00013.000 - 19.00016.000 - 24.500
Gerente de projetoP/M
G
6.000 - 8.000
7.000 - 10.000
7.000 - 10.000
7.500 - 11.500
8.000 - 11.500
9.000 - 13.000
8.500 - 12.500
10.000 - 15.000
9.500 - 13.500
12.500 - 17.000
Coordenador de infraestrutura / telecomP/M
G
5.500 - 8.000
6.000 - 8.500
6.000 - 9.500
7.000 - 10.000
7.500 - 11.000
8.000 - 12.000
8.000 - 13.500
9.500 - 14.000
11.000 - 14.500
12.000 - 16.500
Coordenador de Sistemas / DesenvolvimentoP/M
G
5.000 - 7.500
6.000 - 8.000
6.000 - 8.500
6.500 - 10.000
7.500 - 11.000
8.000 - 12.000
8.000 - 12.500
9.000 - 13.500
11.000 - 15.500
11.000 - 16.500
Coordenador de SegurançaG4.500 - 7.0005.000 - 8.0006.000 - 10.0008.000 - 12.0009.000 - 15.500
Analista de ProjetosP/M
G
2.500 - 4.000
2.500 - 5.000
3.000 - 6.000
3.000 - 7.000
5.000 - 9.000
5.000 - 9.000
6.500 - 11.000
6.500 - 11.500
8.000 - 13.000
8.000 - 14.000
Analista de Negócios / ProcessosP/M
G
2.500 - 4.500
3.000 - 5.000
3.500 - 6.500
4.000 - 8.500
5.000 - 8.000
5.500 - 11.000
6.500 - 10.000
7.000 - 13.000
9.000 - 13.500
9.500 - 15.000
Analista de Infraestrutura / TelecomP/M
G
2.500 - 4.000
2.500 - 4.500
3.000 - 6.000
3.500 - 7.000
5.000 - 8.000
5.000 - 10.000
6.000 - 10.000
7.000 - 11.500
7.000 - 12.000
8.000 - 13.000
Analista de Business Intelligence / ERPsP/M
G
2.500 - 4.000
2.500 - 4.500
3.000 - 6.000
4.000 - 7.000
5.000 - 9.000
6.000 - 10.000
7.500 - 11.000
8.000 - 12.500
9.000 - 14.000
10.000 - 15.000
Analista de Sistemas / DesenvolvimentoP/M
G
2.000 - 4.000
2.000 - 4.500
3.000 - 6.500
4.000 - 8.000
5.000 - 9.000
6.000 - 11.000
7.500 - 11.000
8.000 - 12.500
9.000 - 14.000
10.000 - 15.000

Pequena e média empresa (P/M) - até R$ 500 milhões de faturamento ao ano
Grande empresa (G) - a partir de R$ 500 milhões de faturamento ao ano
Os dados referem-se a pesquisa realizada em 2010
Os valores envolvem apenas salário fixo, excluindo bônus
Fonte: Robert Half

Caça talentos entra nas redes sociais

http://computerworld.uol.com.br/blog/profissao-ti/2011/04/19/caca-talentos-entra-nas-redes-sociais/

Quando o mundo passou pela revolução da internet, a rede logo tornou-se meio preferencial não só para coleta de informações e pesquisas, mas também para busca da sonhada vaga de emprego. Por meio dela, os profissionais e aspirantes passaram a pesquisar empresas, encontrar novos contatos e garimpar formas cada vez mais personalizadas de abordar possíveis empregadores.
Logo vieram a web 2.0 e as redes sociais. Com elas, uma maneira ainda mais fácil de fazer relacionamento, descobrir vagas e conquistar contatos mais profundos nas empresas. As companhias e agências já começam a encarar as redes sociais como poderosas ferramentas de recrutamento e seleção de profissionais.

No entanto, antes de desenhar a própria estratégia para o uso dessas redes, é necessário separar o joio do trigo. As redes sociais dividem-se por tipo e enfoques. Mas a atitude e o comportamento de cada indivíduo [buscando manter uma boa imagem online perante os empregadores] devem permear todos os meios.
De acordo com o consultor sênior da divisão de TI da Michael Page, Eric Toyoda, no meio profissional a LinkedIn realmente é a mais importante, pela quantidade de profissionais que agrega com meta de networking e suas ferramentas específicas, e deve ser privilegiada no processo de cuidado com a imagem online.

“É importante lembrar que currículo e outras etapas no processo de contratação não vão deixar de existir, sendo que as redes sociais são um complemento”, afirma Toyoda. Por essa razão, é necessário manter coerência entre currículo, informações nas diversas redes e entrevista para que as redes sociais não prejudiquem em vez de ajudar. E no LinkedIn, em que há descrição de atividades e cargos, isso ganha especial importância.
Para a especialista em recrutamento da divisão de TI na Robert Half, Maria Paula Menezes, a confusão entre redes sociais de diversas finalidades é um grande erro do profissional, ainda que todas ajudem a formar a imagem on-line do profissional. “Além de saber onde executar cada atividade, o ponto fundamental é não mentir. É importante reverter o perfil a favor, com realizações e objetivos atingidos, mas sempre com a verdade, até para manter a coerência nas diversas redes”, avalia.
No quesito busca de informações, as redes também oferecem grande ajuda, mas, de novo, cabe tomar cuidado. “Na maioria das vezes, elas não estão atualizadas. Por isso, as empresas ainda encaram o currículo como ferramenta principal.” Do lado do usuário, no entanto, a manutenção de perfis atualizados pode ajudar potenciais funcionários que apostam nas ferramentas para agilizar recrutamentos.
Além de realizar um planejamento e de incluir as redes sociais como estratégia para melhorar a posição na carreira, é recomendável respeitar as regras de ouro de manutenção da imagem online, como evitar abordar temas polêmicos e se envolver em discussões que possam afetar a imagem do profissional ou bater de frente com valores de empresas. Confira no quadro um resumo baseado nos especialistas ouvidos pela Computerworld.
Dicas para garantir uma boa imagem nas redes sociais
Linkedin
Única das grandes redes sociais voltada para uso profissional. É uma ferramenta muito valorizada por recrutadores, além de permitir ao usuário manter o networking virtual em dia.
Como usar: deve ser atualizada com todas as informações profissionais possíveis, realizações relevantes e resultados alcançados, dando uma dimensão exata da experiência do candidato a emprego. Pode ser usada também como uma forma de pesquisar contatos, além de demonstrar que possui uma rede de pessoas ampla e abrangente, coerente com o próprio perfil profissional.
Visão corporativa: as empresas que pesquisam redes sociais profundamente costumam avaliar em quais discussões o profissional se envolve e a qualidade da sua participação, de preferência em temas relevantes à vaga para a qual ele está sendo avaliado. Por isso, é importante manter uma atividade constante na rede, discutindo aspectos importantes do mercado em que atua.
Cuidados: muitos profissionais acham importante obter recomendações pessoais em um campo do LinkedIn destinado a isso, mas os recrutadores não dão tanta importância a ele, por saber que em geral ele está viciado, recheado de opiniões de pessoas que, na verdade, desenvolveram relações de amizade com o candidato nas empresas nas quais atuaram juntos.
Um aspecto fundamental do LinkedIn é manter toda a descrição do profissional no site coerente com o currículo que envia para as companhias. Se houver divergências ou inconsistências, principalmente com nomes de cargos e atividades descritas, o perfil pode gerar eliminações em vez de ajudar na colocação profissional. Por fim, nas discussões sobre passagens por outras empresas, é necessário tomar o maior cuidado para não revelar informações sensíveis ou confidenciais de outras companhias. Vai gerar falta de confiança.
TwitterMisto de rede profissional e pessoal. Permite ao profissional compartilhar dicas do seu dia a dia e de conteúdos que julga interessante, além de informar sobre sua presença online com links para suas atividades. Serve também para contatos rápidos, inclusive para eventuais oportunidades de emprego.
Como usar: apesar de menos importante que o LinkedIn, o profissional que julgar a ferramenta como essencial para suas pretensões pode apostar em um cliente para Twitter, no qual poderá cadastrar pesquisas, fazer listas com os geradores de conteúdo mais interessantes e com perfis que divulgam oportunidades, buscando o máximo aproveitamento de seu potencial.
Visão corporativa: a empresa só levará em conta o Twitter do profissional em seu processo de seleção se isso fizer parte da sua estratégia de recrutamento. Caso isso ocorra, levará em conta o número de seguidores, a rede que o profissional conseguiu criar, a qualidade e a relevância do conteúdo postado e a clareza com a qual as ideias são expostas.
Cuidados: o Twitter é um meio muito rápido para expressar e exibir opiniões.
E é por isso que ele é responsável por algumas das maiores gafes de empresas e profissionais, não sendo raros os casos de demissões que ocorreram por conta de frases totalmente inadequadas escritas “no calor do momento”. A recomendação mais importante é planejar um post no Twitter como se fosse um e-mail a ser enviado, com revisão e refletindo mais de uma vez sobre seu conteúdo, principalmente quando o assunto em questão é polêmico ou controverso.
FacebookPor ser a mais pessoal das três principais redes sociais do momento, é o lugar certo para o usuário mostrar outras faces da sua personalidade, como hobbies, gostos musicais, além de publicar atualizações de cultura geral, participar de movimentos sociais não relacionados à atividade profissional e retomar contatos de todos os tipos.
Como usar: não há muitas regras para a rede, mas se o objetivo for criar uma imagem profissional, vale participar de páginas e comunidades que sejam relacionadas ao trabalho e integrar discussões aprofundadas sobre esses temas.
Visão corporativa: quando as empresas procuram por alguém no Facebook, geralmente estão interessadas em traços de sua personalidade e se os valores pessoais do indivíduo estão de acordo com os da empresa. Cabe a cada usuário refletir o que vale a pena deixar como informação pública. Vale lembrar que as opções de privacidade do Facebook permitem esconder todas as informações de quem não é amigo na rede social.
Cuidados: uma simples diretriz pode evitar muitos problemas: jamais expressar na rede social aquilo que não seria expresso ao vivo, para pessoas em carne e osso. Vale também evitar participar de páginas polêmicas ou que possam prejudicar a imagem pessoal. E, assim como no LInkedIn, é necessário tomar cuidado para não publicar informações confidenciais da empresa.

Como montar um bom plano de carreira na área de TI

http://www.americadata.com.br/blog/2010/06/28/como-montar-um-bom-plano-de-carreira-na-area-de-ti/

Segundo pesquisa, a maioria das empresas ainda não oferece um plano de carreira que atenda aos anseios dos indivíduos à procura de uma experiência internacional.
Para a professora da instituição belga Katholeke Universiteit Leuven, Maddy Janssens, um bom plano de carreira na área de TI depende de o profissional cumprir alguns passos básicos. E a especialista montou um roteiro para quem busca o sucesso no setor, a partir da análise de executivos em diferentes segmentos da indústria.
De acordo com a professora, o primeiro passo é estudar quais as oportunidades profissionais oferecidas pelo empregador. Isso inclui todos os roteiros possíveis de carreira e as políticas do departamento de recursos humanos.
Depois de o candidato ou o funcionário descobrir qual o caminho que pode percorrer dentro da empresa, vem o segundo passo: definir as expectativas e as metas. Janessens afirma que, se houver qualquer discrepância entre o roteiro do empregador e as aspirações do empregado uma das melhores alternativas pode ser analisar um novo emprego.
“Em determinadas instâncias a saída é o caminho mais apropriado”, ressalta a especialista. Ainda de acordo com ela, alguns indícios mostram que está na hora de buscar outro emprego, em especial, quando as aspirações do funcionário não correspondem ao proposto pela organização. “No caso de muitos dos gerentes que entrevistei, essa oportunidade se concretiza quando procuram outras matrizes das companhias, nas quais as decisões são tomadas”, afirma a professora.
Segundo a pesquisa, a maioria das empresas ainda não oferece um plano de carreira que atenda aos anseios dos indivíduos à procura de uma experiência internacional.
De acordo com o CIO da empresa canadense de logística Damatic, Allan Davis, essa ansiedade dos profissionais em buscar novas oportunidades cria um desafio para o gestor de TI, o qual já tem de lidar com uma falta de mão-de-obra qualificada.
Segundo Davis, a mudança de empregos para atender a um plano de carreira pré-determinado nem sempre representa o melhor caminho para o profissional. “É partir do princípio de que a vida dos outros é mais colorida que a própria. Faz parte das atribuições da gerência de TI garantir que os empregados jamais cheguem nesse ponto”, diz.
O executivo afirma que o pula-pula de um emprego para o outro é uma opção para empresas grandes, ao passo em que a Damatic prefere realizar promoções cruzadas dentro da própria empresa.
“Apostamos em aumentar o envolvimento dos funcionários nos negócios da empresa e tivemos vários colaboradores mudando de área com o passar do tempo. Na época em que fui funcionário do setor de serviços, contratei um sujeito para trabalhar no laboratório; hoje em dia ele é gerente geral do departamento comercial”, elenca o CIO. Ele conta que, sempre que identifica alguém em TI que pareça irriquieto, analisa o perfil do profissional e conversa com ele, com o intuito de verificar se pode interessar-se por outra oportunidade em aberto – inclusive fora da TI.
ConclusãoDavis admite que segurar bons profissionais nas organizações tem sido um desafio para os CIOs, mas diz que isso é perfeitamente administrável.
“O desafio”, afirma Davis ”é manter a ocupação interessante e propor constantes trabalhos que exijam empenho por parte dos empregados. Queremos que nossos colaboradores entendam as necessidades da empresa; não acredito que um TI possa fazer um bom trabalho se não compreender profundamente quais são as demandas na organização”.
Fonte—->>  http://computerworld.uol.com.br

Carreira de TI passa por mudança, diz consultor

http://info.abril.com.br/noticias/corporate/carreira-de-ti-passa-por-mudanca-diz-consultor-01122010-54.shl

Vinicius Aguiari, de INFO Online Quarta-feira, 01 de dezembro de 2010 - 17h40


Carreira de TI passa por mudança, diz consultor
Segundo Basaglia, a carreira do profissional de TI vem passando por uma grande mudança nos últimos cinco anos

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Onde Estudar

http://carreiradeti.com.br/onde-me-certificar/

Certificação Oracle e Recursos Essenciais
Certificação SAP e Recursos Essenciais
Certificação JAVA e Recursos Essenciais
Inglês e Recursos Essenciais
Certificação Linux e Recursos Essenciais
Centros de Exames
Certificação Microsoft e Recursos Essenciais
Certificação, Qualidade de Software e Recursos Essenciais
Programação e Desenvolvimento de Jogos
  • Abragames – Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos
  • GameDevComunidade brasileira de desenvolvimento e programação de jogos
  • ProgramadoresdeJogos.com – Programadores e Desenvolvedores de Jogos
  • GameCultura - Game como forma de Cultura
Certificação e Recursos Essenciais – Wireless
Certificação em VMware e recursos essenciais
50 melhores empresas para se trabalhar 2008 nas áreas de  TI e Telecom – ComputerWorld
  1. Chemtech
  2. Microsoft
  3. Kaizen
  4. Google
  5. CTBC
  6. InteligTelecom
  7. Nasajon
  8. Sydle
  9. IntelBras
  10. Okto
  11. IBM
  12. Nokia
  13. DirectTalk
  14. iVirtua
  15. BMGRodotec
  16. Matera
  17. Dell
  18. SabreTravel
  19. Oracle
  20. Service
  21. CIT
  22. 2S
  23. Avaya
  24. Cigam
  25. ATP
  26. EMC2
  27. Leucotron
  28. ACS
  29. DiSoft
  30. Sun
  31. HSBC GLT
  32. Alterdata
  33. Eldorado
  34. Softtek
  35. Synapsis
  36. Terra
  37. TOTVS
  38. Venturus
  39. Eletropaulo
  40. Everis Brasil
  41. LocaWeb
  42. Microcity
  43. e-Core
  44. Advise do Brasil
  45. Grupo Provider
  46. VIVO
  47. PMS
  48. TeleDesign
  49. AES – Rio
  50. Hold
Educação à Distância e Recursos Essenciais
  • Escola Virtual – Cursos on-line disponíveis totalmente gratuitos (muitos em TI)
  • iPED – Mais de 100 cursos on-line gratuitos
  • CIEE – Muitos cursos on-line gratuitos (regras de cadastramento no site)
  • ABED – Associação Brasileira de Educação À Distância – Faça a busca de cursos em todo o Brasil
  • MEC – EAD – Portal do MEC sobre cursos à distância credenciados e autorizados -  Busca de todas as instituições
  • e-Learning Brasil – Portal exclusivamente voltado a e-learning com muitos recursos e noticias
Projetos do Governo voltados à Tecnologia
  • Forsoft - visa a criação de novo modelo de formação e recrutamento de recursos humanos, em nível técnico, especificamente voltado para TI-Tecnologia da Informação
SEO – Otimização de Sites – Recursos
  • JCEAD – Portal de cursos on-line gratuitos
  • SEOMaster – Site especializado em SEO, com muitos recursos

Três motivos para investir na carreira em TI

http://dominioti.wordpress.com/2010/02/23/tres-motivos-para-investir-na-carreira-em-ti/
23/02/2010 Fernando Henrique

A demanda por profissionais de tecnologia é gigantesca e deve crescer bastante até o ano de 2016. No entanto, o que parece uma notícia maravilhosa,é encarado com desconfiança pelos profissionais de TI.
Isso porque, muitos deles, ao ouvir o discurso de que o gestor de TI precisa ser voltado ao negócio e a perceber a velocidade com que as ações da área vêm sendo terceirizadas, questionam-se se ainda vale a pena investir nessa carreira – ou se toda a evolução possível já foi atingida.
A resposta é sim, o cara de TI ainda têm espaço para evoluir nas organizações e, para tanto, precisam entender quais são as principais tendências do setor para os próximos anos e, então, preparar-se para enfrentá-las.
• Os negócios dependem e dependerão cada vez mais da tecnologia – muitas funções operacionais de tecnologia serão “comoditizadas” nos próximos anos e essa realidade levará à TI a oportunidade de se tornar uma área de tecnologia de negócios.
Ou seja, um departamento consultor e não mais controlador de budgets (orçamentos) e projetos tecnológicos de cada segmento das companhias. Pelo conceito de Business Technology (BT) os executivos de negócio gerenciam cada vez mais os recursos de tecnologia sem a interferência direta da TI.
E, se esse cenário parece negativo a alguns, é porque deve ser melhor analisado. Com a interferência total sobre os investimentos tecnológicos das áreas de negócios, os lideres de TI terão uma visão global das iniciativas que estão sendo desenvolvidas na companhia e isso os dará o status de executivos estratégicos à organização.
• A TI assumirá mais responsabilidades – na medida em que a área de tecnologia tem a visão global do negócio, deverá participar de iniciativas de planejamento estratégico da empresa, reestruturação de processos de trabalho, entre outros. Nesse contexto, passará a entender a engrenagem corporativa e poderá sugerir projetos visando a geração de receita e aumento da produtividade.
• Capacitação técnica será necessária – mesmo com a necessidade de entender sobre os meandros do negócio, os gestores de TI ainda serão cobrados por conhecimentos específicos e técnicos de tecnologia. Isso porque sem essa bagagem é impossível avaliar e prestar a consultoria aos projetos realizados pelas áreas de negócios.
Fonte: CIO

Análise do mercado de TI e Salários em 2010

http://carreiradeti.com.br/analise-do-mercado-de-ti-e-salarios-em-2010/
dezembro 2, 2010 by Vinicius  
Debaixo da categoria Carreira

Quem está há alguns anos na caminhada na área de Tecnologia da Informação dificilmente não ouviu falar do site da APInfo. Um site que se consagrou ao longo dos anos como uma referência para os profissionais da área, sempre com discussões atuais e o que é melhor, uma base de vagas disponibilizadas gratuitamente e com atualizações diárias que mostram a confiança que as empresas têm nesse serviço.
Todos o melhores empregos pelos quais passei tive o conhecimento da vaga pela APInfo. A pesquisa realizada pelo site - a qual acredito ser interessnate divulgar a você –  e entitulada “Pesquisa 2010 – Análise do mercado de TI e Salários” é mais uma de uma série que vem ocorrendo há alguns anos e que tem uma tabulação de dados interessante para que você tenha uma idéia de como anda o imenso mercado de TI brasileiro. 
Tabelas de salários específica de alguns estados da federação, tipos de contratação, certificações mais frequentes e distribuição de benefícios estão entre os temas mais interessantes da pesquisa. Abaixo estão algumas considerações feitas pelo pessoal da APInfo após análise dos dados. Por aí você já pode perceber a riqueza dos detalhes:
  • Menor número de estagiários, queda da participação feminina e dos profissionais com menos de 23 anos.
  • Grau de escolaridade dos profissionais continua a subir.
  • Apenas 18 % são fluentes em inglês.
  • O número de profissionais com alguma certificação continua a subir, MCP é a mais popular.
  • Java é a linguagem mais utilizada, seguida de C# e PHP.
  • Depois de quedas constantes desde 1997, em 2010 o número de profissionais com o vínculo CLT voltou a subir.
  • PJ ou terceiro é o vínculo desejado por apenas 9% dos profissionais pesquisados.
  • 29 % dos profissionais possuem empresa ativa, a maior parte paga até  R$ 180,00 por mês e  não paga décimo terceiro para o contador.
  • O percentual de profissionais com o vinculo de CLT-flex ficou estável em relação a 2008.
  • O cada pesquisa aumenta o número de benefícios recebidos pelos profissionais.
  • A grande maioria é favorável a regulamentação das profissões de TI e esta otimista sobre o futuro.
  • Muitos salários foram reajustados abaixo da variação da inflação.
Todos nós temos nossas percepções pessoais em relação ao mercado, talhadas por várias circunstâncias a que cada um está submetido. Por isso é bom ter uma conhecimento mais amplo da população dessa área e pesquisas desse tipo são sempre bem-vindas. Além disso nos ajuda a separar algumas opiniões pessoais exageradas da realidade.
Acesse os resultados da pesquisa agora e dê sua opinião sobre o que achou, ok? Eis o link: Pesquisa 2010 – Análise do mercado de TI e Salários. Na página principal procure por este título.