quinta-feira, 10 de março de 2011

Reter talentos será mais difícil

http://info.abril.com.br/noticias/mercado/reter-talentos-sera-mais-dificil-diz-pesquisa-01032011-4.shl


SÃO PAULO – O ritmo de expansão da economia brasileira deve esfriar neste ano, mas, ainda assim, o cenário para a contratação e retenção de bons profissionais deve permanecer desafiador.
De acordo com uma pesquisa da empresa de serviços Ticket e da Empreenda Consultoria, 73% dos profissionais de recursos humanos das companhias acreditam que 2011 será um ano mais difícil do que 2010 em relação à retenção de talentos.
Isso porque, apesar da desaceleração das empresas, o ritmo de 4% de alta do PIB, previsto pelos economistas para este ano, ainda será suficiente para que os melhores profissionais continuem assediados.
O levantamento, chamado “Sonhos e pesadelos dos profissionais de RH”, foi feito com 606 pessoas de empresas de vários setores e tamanhos em nove cidades brasileiras (Porto Alegre, Campinas, Rio de Janeiro, Brasília, Fortaleza, Recife, Belo Horizonte, Curitiba e Salvador).
O objetivo do estudo foi analisar e identificar as percepções e principais desafios de gestão enfrentados por gerentes de recursos humanos.
Segundo a pesquisa, a maior dificuldade para reter profissionais neste ano não é o único obstáculo que os setores de RH das empresas devem enfrentar daqui para frente. O estudo revela que 66% dos participantes consideram que suas companhias não possuem líderes suficientes para sustentar a estratégia de crescimento dos próximos cinco anos.
Mesmo diante dessa escassez de talentos, 95,6% dos entrevistados confiam que o ano de 2011 será melhor do que 2010 para o crescimento de suas empresas. Já 43,8% vão além e acreditam que suas companhias terão crescimento de mais de 10% em relação ao ano passado.