terça-feira, 4 de outubro de 2011

Como é a Geração Y - Ambiente de Trabalho


Após descrever como é essa geração Y - da qual faço parte - quero agora expor como pode ser o ambiente de trabalho para aproveitar ao máximo esses novos funcionários. Muito poderão discordar de alguns pontos, por isso gostaria que colocasse isso nos comentários


Após descrever como é essa geração Y - da qual faço parte - quero agora expor como pode ser o ambiente de trabalho para aproveitar ao máximo esses novos funcionários. Muito poderão discordar de alguns pontos, por isso gostaria que colocasse isso nos comentários.
Vou partir de algo que já existe, deu certo, mas com certeza não é modelo que se aplica a todas as empresas. O modelo de trabalho do Google. Liberdade de horários, momentos de descontração dentro do ambiente de trabalho e outras mordomias que com certeza todos gostariam de ter no seu.
Como falei, não é modelo de sucesso para ser copiado pelas empresas. Mas serve como base para descrever o ambiente ideal, pois nesta empresa é explorado ao máximo as carateristicas desta geração, com um detalhe: lá estão os melhores e mais profissionais, cientes de sua liberdade e de sua função, o que sabemos que é uma minoria assim.
FLEXIBILIDADE DE HORÁRIOS
Essa eu ainda não entendo como dura nas empresas. Você cumpre com folga suas tarefas e tem que ficar obrigatoriamente até o fim do expediente em sua mesa, sentadinho, comportado - tipo criança de 1ª série - por que esse é seu horário. Nem pense em pedir uma hora no meio do expediente para fazer algo particular, como uma consulta por exemplo. Deixe o ambiente mais flexível em termos de horários, para que o funcionário concilie sua vida pessoal com a profissional, é algo muito importante para nossa geração.
POSTURA "PROFISSIONAL"
"Aqui na empresa é proibido conversar e fazer brincadeiras durante o expediente, pois aqui é um local de trabalho e vocês devem ter postura de profissionais..." Quem nunca ouviu isso de seu chefe? Sem exagerar, mas um ambiente mais leve, pessoal, sem regras inúteis, o mais próximo possível de um ambiente familiar diminui a tensão dos colaboradores, aumentando o rendimento. Ambiente militar só dá certo no exército!
QUEBRAR A ROTINA
Como falei no outro artigo sobre os "Y", a rotina é o maior problema para essa geração. Sei que existem funções que a rotina faz parte. Isso entendemos. O que as outras pessoas devem entender é que sempre tentaremos "quebrar" essa rotina, tornando o trabalho um pouco dinâmico, mais prazeroso. Por favor, apoie nisso, não coloque limitações!
QUALIDADE DE VIDA
Aquele cafezinho quente a todo momento é motivador. Tem estudos, muitos, que provam que uma boa alimentação aumenta muito o rendimento, e associada a hábitos saudáveis, minimiza o stress. O funcionário passa quase um terço de sua vida dentro da empresa - se não mais - e tem empresas que nem fornecem um simples café, por que é um "custo desnecessário". Mas garanto que o FDP do cara que fez essa regra tem na sua sala do bom e do melhor só pra ele!
Crie em seu ambiente de trabalho uma cultura saúdavel, que ele levará isso para sua vida pessoal. Aquela cara de sono de segunda com certeza você não verá com mais.
------------------------------------------------
Aquela pensamento - mais que ultrapassado - de que o trabalho e a vida pessoal devem ser separados, que cada um tem seu tempo devido, devem ser mudados urgente. Passamos boa parte da vida no trabalho. Nosso trabalho faz parte da vida pessoal. Não se pode separar e tratar como coisas diferentes...