segunda-feira, 6 de junho de 2011

Saiba onde estão as vagas em TI no Brasil

Por Rogerio Jovaneli, de INFO Online
• Terça-feira, 10 de maio de 2011 - 15h14
Getty Images
SÃO PAULO – Estudo da Hays, consultoria especializada em recrutamento, aponta quais são as principais tendências de contratações no país para 2011 e próximos anos. Telecom está em alta.

Segundo o relatório, atualmente o país conta com uma grande demanda por profissionais de SAP, de infraestrutura, gestão de projetos e analistas de negócios, cenário que deve se manter para os próximos anos, sendo que a proximidade de grandes eventos no país, como Copa de 2014 e Olimpíada de 2016, resultará no incremento das oportunidades no setor de telecomunicações.

De acordo com a Hays, para o Brasil receber tais eventos será preciso investir no avanço quantitativo e qualitativo nessa modalidade de prestação de serviços.

O mercado de trabalho está aquecido. No caso específico do segmento de TI, importantes fatores adicionais contribuíram para elevar a demanda de profissionais especializados.

O levantamento da Hays chama atenção para um movimento de internalização (insourcing) de alguns recursos pelas empresas da área de TI, especialmente em funções mais próximas aos negócios, como análise de negócios, segurança da informação e gestão de projetos e sistemas corporativos, fenômeno que impactará no formato da carreira, a forma de remuneração e aptidões exigidas do profissional de TI.

A internalização de algumas funções abre espaço para o crescimento, tanto do ponto de vista técnico quanto gerencial. O país vive a passagem do tradicional formato linear para um formato de carreiras paralelas (carreira em “Y”). Dessa forma, amplia-se o leque para diferentes vocações e expertises, com curvas salariais e de crescimento profissional diferenciadas, diz a Hays.

O movimento de insourcing nas empresas também impactará nas competências mais valorizadas pelos empregadores. Permanecem em alta itens como a certificação Project Management Professional (PMP) e Information Technology Infrastructure Library (ITIL), além do domínio da língua inglesa, uma exigência do setor, porém habilidades gerenciais como gestão de pessoas, orientação para negócios e domínio do conceito e práticas de governança começam a despontar como importantes critérios de decisão na hora da escolha e da contratação de um profissional de TI para algumas áreas nas empresas.