sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Dicas para Entrevista de Estagio

http://www.estagiofacil.com/dicas-para-entrevista-de-estagio.php

A entrevista é, para grande parte dos candidatos a uma vaga de estágio, sinônimo de bicho-papão. A maioria deles são jovens que vêm nesse momento de suas vidas a primeira oportunidade de entrada no mercado de trabalho. Se você está nesta situação, tremendo sem saber o que fazer ou o que dizer, a primeira dica é: RELAXE! Nenhum entrevistador sensato deseja colocá-lo em uma situação difícil ou amendrontá-lo.
Você deve encarar uma entrevista como a oportunidade que a empresa tem de conhecer, num bate-papo rápido, um pouquinho melhor sobre você e sobre suas qualidades pessoais e profissionais. De mais a mais, se você chegou a este ponto, provavelmente já passou pela etapa mais difícil: teve seu curriculum selecionado entre dezenas ou talvez centenas de outros. Digo que esta foi a etapa mais difícil pois ali você nada mais era do que um pedaço de papel que não falava, não olhava e não tinha como encantar a "turma do RH" pela sua apresentação, postura e modo de expressar-se. Portanto, siga as dicas para entrevista de estagio listadas abaixo e agarre de vez a oportunidade oferecida.
1) Pesquise sobre a empresa e o setor de atuação antes da entrevista
Se você não fez isso no momento em que enviou seu curriculum para a empresa, faça-o agora! Pesquise na internet sobre a instituição, acesse o site instituicional da mesma, busque notícias sobre sua área de atuação, em resumo: informe-se. Perguntas relativas a empresa e a seu setor de atuação são praticamente certas na entrevista. Dizer: "não conheço a empresa" ou "não sei o que ela faz" certamente ou o eliminarão ou diminuirão bastante suas chances de contratação.
2) Seja pontual
Nenhum entrevistador tolera atrasos. Se você chega fora do horário na entrevista, quem dirá no dia-a-dia de trabalho se for contratado. Programa-se para chegar com folga ao local da entrevista.
3) Vista roupas adequadas
Muito cuidado com a informalidade. Tudo bem que na faculdade você anda muitas vezes de chinelo ou bermudão floral, mas não custa nada caprichar um pouco para a entrevista. Lembre-se que não é necessário usar terno e gravata no caso dos rapazes ou tailer e scarpin no caso das meninas para estar alinhado. Vista-se com roupas adequadas e formais de acordo com a empresa. Evite chinelo, regata, roupa decotada, barriga "de fora", saia muito curta ou short.
4) Seja educado
Esta dica vale desde o momento em que você chegar a empresa ao momento em que sair. Cumprimente as pessoas do local com educação e demonstrando simpatia. Respeite outros candidatos que porventura estejam no ambiente aguardando também pela entrevista. Não desmereça ou tente parecer melhor do que qualquer pessoa presente. Despeça-se do entrevistador com um sorriso, demonstrando segurança e tranquilidade.
5) Antes de responder, entenda a pergunta
Mostre-se um bom ouvinte. Escute cada pergunta do entrevistador até o fim e entenda-a. Não saia respondendo um questionamento em cima da outra pessoa falando ao estilo "Faustão". Caso você não tenha entendendido a pergunta, solicite ao entrevistador, por gentileza, que repita-a.
6) Não minta
Acredite em mim: em hipótese alguma MINTA em uma entrevista. Recrutadores são treinados para identificar quaisquer tipos de mentiras e incongruências. Lembre-se que seu corpo fala mais do que você pensa. Os entrevistadores ao perceberem algum sinal de mentira certamente farão com que você caia em contradição e revele-se alguém pouco confiável.
7) Comunique-se bem - evite gírias e expressões rebuscadas
Tudo bem que no seu dia-a-dia de jovem o amigo ao lado é chamado de "véi", "chegado", "brother", porém, em uma entrevista, evite ao máximo essas expressões. A forma como você fala pode demonstrar que você é uma pessoa imatura. Tente compor suas frases com clareza respondendo com objetividade ao que o entrevistador perguntar.
8) Nunca fale mal de suas experiências anteriores
Em hipótese alguma fale mal de alguma outra experiência profissional que você já tenha, estágio anterior ou do seu ex-chefe. Essa é uma postura anti-ética mal vista por 99,99% dos entrevistadores. Se você fala mal de um lugar que esteve, provavelmente fará a mesma coisa numa possível saída da empresa em que está concorrendo a vaga.
9) Faça perguntas caso seja dado espaço pelo entrevistador
Participe da entrevista não apenas como alguém passivo que apenas responde perguntas como um robô. Se possível, faça perguntas (inteligentes) ao entrevistador. Isso demonstra interesse na vaga.