sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Novos desafios do mercado de trabalho

http://vagasestrategicas.blogspot.com/2011/06/novos-desafios-do-mercado-de-trabalho.html

O primeiro obstáculo enfrentado pelos jovens na procura por emprego é a falta de experiência. Muitas empresas não estão à procura de pessoas apenas com formação acadêmica, mas também com algum tipo de experiência.

Parece uma combinação impossível ou mesmo paradoxal. Além de ser jovem, é preciso ter formação de nível superior e mais ainda, ter experiência. Ora, para ter experiência é preciso começar sem experiência. Ela vem com o tempo. Mas infelizmente o mercado ainda não vê dessa forma.

Dada à dificuldade de se inserir em uma empresa, os jovens estão mais conscientes dos esforços que devem empreender para começar a ganhar experiência desde muito cedo. Os jovens brasileiros procuram trabalho durante as férias, tentam algumas práticas de negócios e conseguem empregos temporários ou de meio expediente.

O trabalho durante os estudos têm se tornado crucial. E, nesse sentido, a maioria das universidades do país também tem estabelecido práticas de negócios ou estágio como um requisito para a colação de grau de seus estudantes.

Educação e experiência
A prática empresarial ajuda os alunos a ver as aplicabilidades das teorias aprendidas em sala de aula, seja na faculdade ou nas escolas de ensino médio. Isso os auxilia a conhecer como o mundo realmente funciona.
A idéia é aprender, o mais cedo possível, quais são as responsabilidades dos trabalhadores, qual a relação entre chefes e subordinados, como se trabalha em equipe, como lidar com a pressão e cumprir horários ou como lidar com a concorrência.

Além disso, essas primeiras experiências de trabalho ajudam os jovens a perceber se o que eles pensam que querem fazer é realidade e não apenas um produto de sua imaginação. Há muitos casos de jovens que querem trabalhar em uma determinada empresa ou setor específico, mas quando eles conseguem, percebem que não era o que realmente queriam e que as coisas são totalmente diferentes do que imaginavam. Para os jovens, os primeiros empregos são como os primeiros amores. A princípio, podem parecer muito atraentes, mas ao conhecê-los, eles percebem que não é nada do que se sonhava.

Ser competitivo
A concorrência no mercado de trabalho está cada vez mais forte. Portanto, o desafio para os jovens agora é estar o mais preparado possível e demonstrar seu talento. A experiência tornou-se crítica. Os jovens precisam entender que a experiência dos primeiros seis meses, ou um ano, pode valer mais do que muito do dinheiro que se deixou de ganhar.

Começar a trabalhar, mesmo quando as condições não são como você esperava, pode abrir portas para novas oportunidades de trabalhos. Então, mostre seu talento e, depois disso, tente negociar as condições de emprego. Sempre que o jovem mostra que é de grande valor para a empresa, dificilmente ela o deixará sair. Ao contrário, fará de tudo para "prendê-lo". O desafio é provar que, ao contrário do que muitos empregadores pensam, os jovens não são um risco e sim, um investimento.

Finalmente, vem as relações de trabalho, o networking. Isso se refere a todas as relações e contatos que podem ser feitos quando você já está no ambiente empresarial. Nesse ambiente se conhece muitas pessoas que, em determinadas situações, podem lhe abrir as portas em outros lugares e permitir explorar novas opções no mercado.

Caminho
O caminho mais curto para adquirir experiência é por meio do estágio. Embora os salários não sejam atrativos, há reais possibilidades de contratação. Basta mostrar seu valor para a empresa e terá o retorno garantido.

Com informações Portal A Crítica-AM