quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Você é aquilo que mostra ser

http://charlesrduarte.wordpress.com/tag/dicas-comportamentais/

28/06/2011 por 1 comentário
Marketing Pessoal
Sabemos que a imagem pessoal e profissional de um indivíduo tem total influência nas suas relações sociais e, principalmente, na sua própria conduta de vida. Ter uma imagem boa de si mesmo, em todos os aspectos, modifica até mesmo seu próprio comportamento.
Não seria diferente nos ambientes virtuais. Mesmo com o avanço das redes sociais, o e-mail é, mais do que nunca, o meio de comunicação virtual mais formal entre organizações.
Defendo que o comportamento de uma pessoa deve ser o mesmo tanto em seu ambiente de trabalho quanto em qualquer outro ambiente, seja ele virtual, ou não. Você chamaria uma pessoa para ser seu sócio se no ambiente de trabalho dela ela é extremamente profissional e séria, mas posta somente besteiras no twitter? Com certeza não. Isso é maléfico para a organização, mesmo que a pessoa supostamente “saiba dividir as coisas”. Entenda como você pode usar as redes sociais a seu favor, no Blog Efetividade.
Mencionei twitter porque é uma rede unilateral, ou seja, qualquer um pode ver seus tweets (pequenas mensagens de texto que é possível postar, do tamanho de uma mensagem de celular) e não é preciso aceitar ninguém como amigo para que esta pessoa consiga te “seguir“. Além disso, não é preciso nem cadastro para ver seus tweets.
Acredite: a sua imagem pessoal influencia MAIS do que sua imagem profissional. É fácil entender isso: fora do serviço as pessoas tendem a ser mais elas mesmas. E os outros sabem disso. É o que realmente demonstra quem você é – (explicado o fato de grandes organizações pesquisando a vida pessoal virtual de seus funcionários antes de contratá-los, veja uma matéria que comprova).
A dica é: não tenha medo de ser você mesmo. Não estamos dizendo aqui para esquecer brincadeiras, piadas, risadas, etc. Um bom profissional sabe descontrair de maneira inteligente e nas horas certas.
Outras dicas: antes de responder ou dizer algo, em qualquer lugar, procure pensar por mais um instante antes de responder. Não responda tudo imediatamente, principalmente aqueles e-mails que são importantes para você. Comece a digitar e salve como rascunho. Faça uma pausa e retorne em outro momento. Reveja sua vida, suas atitudes. Viva de maneira consciente, entendendo e conhecendo seus atos conscientes e, posteriormente, inconscientes.
Não tenha medo de elogiar e nunca fale mal de alguém. Sinceridade é tudo. Gostou de algo que uma pessoa te fez? Gostou do comportamento dela? Admirou a roupa dela? Elogie. Não seja tímido em dar elogios. Mas, tenha cuidado! Elogie com extremo respeito.
Em nenhuma hipótese julgue uma pessoa como burra ou derivados. Não gostou de uma pessoa? Ela é uma má companhia? Ainda assim, jamais fale mal dela. O “mundo dá voltas” e pessoas podem mudar. O ser humano muda constantemente.
Dê atenção somente a quem merece e no momento certo. Não vá escutar os problemas pessoais (e, geralmente, inúteis), fofocas e baboseiras dos outros se você tem um trabalho urgente para terminar. Quem não te respeita não merece sua atenção, nem mesmo seus conselhos. Não perca tempo com esse tipo de pessoa. Tente ser educado. Mais uma vez. Explique a situação. Não adiantou? Se desculpe e dê as costas.
Por último, tenha como espelho pessoas “grandes”, importantes para você e que, de alguma forma, têm muito o que te ensinar. Aprenda com elas. Observe como elas vivem ou viveram. Converse e tenha proximidade dessas pessoas o máximo que puder!
Eu tenho a minha inspiração: Jesus. Estou sempre observando a vida Dele, Seus feitos e Sua sabedoria. Portador de uma inteligência suprema e um Espírito puro e poderoso, Ele marcou a história da humanidade e modifica ela constantemente. Não há nenhuma dúvida do poder que Ele exerceu e exerce hoje em milhões e milhões de pessoas. No mínimo, MARCANTE. Eu leio e sigo os exemplos que Ele deixou.
Não seja qualquer um. Seja diferente, único, especial, criativo. Aceite quem você é: uma criatura única. Seja você mesmo. As pessoas, atualmente, estão seguindo as multidões, movidas e controladas pelas mídias, inconscientemente. Aceite quem você verdadeiramente é e descubra sua identidade. A partir disso, desenvolva sua imagem pessoal e profissional.
Sucesso!