segunda-feira, 12 de setembro de 2011

6 dicas para gerenciar a geração Y

http://www.saiadolugar.com.br/2011/08/23/6-dicas-para-gerenciar-a-geracao-y/

A dica de hoje foi dada por Juliana Ferrarezi no seu blog pessoal
Que as coisas estão muito diferentes com relação a anteriormente ouvimos com grande freqüência, mas o que, exatamente, mudou? Hoje temos acesso a muitas informações e também facilidade em lidar com a tecnologia. Essas são duas das principais mudanças notadas na Geração Y, a qual é representada por jovens entre 20 e 30 anos, em média.
Com diferente formação e interferências que as outras gerações tiveram, a Geração Y tem características próprias, entre elas a ansiedade e desejo de respostas rápidas e o busca de satisfação tanto no quesito harmonia no ambiente de trabalho quanto o desenvolvimento pessoal concomitante ao da empresa.
Conhecendo essa mudança de postura e cultura das equipes, a forma de gerenciá-las também deve mudar. Sidnei Oliveira em seu livro “Geração Y” afirma que: “Os modelos de gestão estabelecidos no século passado estão perdendo a eficácia, principalmente por causa das novas gerações (…)”.
Mas o que mudar?
Algumas atitudes ajudam a manter a satisfação e motivação do funcionário dessa geração, são elas:
  1. Estabelecer metas claras, palavras chaves: objetividade e clareza;
  2. Dar feedback constantemente;
  3. Lançar desafios;
  4. Saber definir prioridades e expô-las;
  5. Desenvolvê-lo profissionalmente;
  6. Respeitá-lo e estimulá-lo individualmente.
Para entender melhor as gerações e suas características, um vídeo muito interessante, do qual podemos destacar a frase: “Se você já sabe o suficiente e está confortável com sua função no mundo. Bom, parabéns, você está oficialmente morto”. (Link para o vídeo)
Espero ter contribuído.

Vale a pena ressaltar que essas dicas não se aplicam apenas à geração Y. Qualquer líder que queira ir mais longe precisa aprender que liderar é diferente de chefiar. Aprenda mais na nossa sessão Características de um líder.
Para mais dicas pro seu dia-a-dia, assine nosso RSS ou siga-nos no Twitter: @empreendemia.