quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Como se Vestir para uma Entrevista de Emprego

http://comofas.com/como-se-vestir-para-uma-entrevista-de-emprego/

Ficamos pensando em quanto vale a imagem e a aparência de uma pessoa em uma entrevista de emprego. E eu te digo: conta muito! Não é a parte mais importante, mas a imagem faz parte de um tripé importante para se obter sucesso na sua próxima entrevista: Imagem-Valores-Competência. E dentro disso, você não quer ser lembrado apenas pela imagem utilizando uma roupa inadequada, certo? Você já sabe que “a primeira impressão é a que fica”, não é mesmo?
Você tem uma entrevista de emprego marcada e não sabe (agora ainda menos!) como se vestir? Pode deixar que o Comofas vai te ajudar!
Homens
Camisa e calça social. Nada mais simples que isto, certo? Mas opte por tons neutros e pastéis. Nada de estampas como as listras finas ou o xadrez, pois podem cansar a vista do entrevistador. Os sapatos devem estar sempre muito bem engraxados. Em caso de um cargo mais elevado dentro da empresa, isto pode exigir o uso de um terno: escolha os clássicos lisos, com camisas claras e gravatas discretas.
O uso de mochilas somente se for justificável. Lembre-se de levar o seu currículo em uma pasta nova e discreta. Barba e cabelo devem estar “em dia”. Se você possui cabelo comprido, prenda-o. Não exagere no perfume.
Mulheres
Prefira o uso de camisa e calça social também. A camisa de cor clara e calça preta são clássicos infalíveis. Opte também por sapatos fechados de salto baixo. Se estiver frio, um blazer ou um casaco discretos compõe perfeitamente o conjunto. Se você preferir o uso de saia, lembre-se que o comprimento deve ser de quatro dedos abaixo do joelho, mas pense que a saia pode te atrapalhar na hora da dinâmica em grupo. Tons neutros e pastéis são coringas! Evite estampas que podem, igualmente, tirar a atenção ou cansar a vista do entrevistador.
O uso de acessórios deve ser moderado: nada exagerado ou grande ou mesmo que faça muito barulho, ou então o entrevistador poderá se distrair. Você pode utilizar uma bolsa e sapatos de cores que não sejam neutras. Além disso, o tamanho da bolsa não influencia em nada. Os cabelos podem estar presos ou soltos, mas caso eles fiquem caídos nos olhos, prenda-os com presilhas discretas.Maquiagem e esmalte: discretíssimos!  O importante é não infantilizar ou vulgarizar a sua imagem.
Mais dicas…
De acordo com Isabella Ferreira Razaboni, consultora de recursos humanos da On the Job, o traje pode prejudicar ainda a imagem do candidato, pois revela muito sobre o comportamento ou a personalidade dele. “Trajes inapropriados para o ambiente corporativo demonstram, no mínimo, imaturidade.”
Em uma entrevista de emprego, o foco deve estar em suas habilidades, razão pela qual se espera o uso de vestimenta adequada ao meio empresarial. Uma roupa inapropriada pode atrapalhar inclusive o seu desempenho em uma etapa presencial que envolva dinâmica de grupo. “O candidato deve ser lembrado pelas suas competências e não pela roupa”, destaca Daniela. Logo, elegância e conforto devem andar junto.
Procure conhecer a empresa. Empresas de cultura mais aberta, que valorizam a diversidade, estão habituadas aos diferentes estilos em seu ambiente. Organizações que trabalham para o público jovem costumam apreciar, da mesma forma, as diversas maneiras de ser e vestir.
A roupa deve estar atrelada ao nicho de mercado. Um candidato que busque um estágio em uma agência bancária deve optar por um traje formal. O mesmo não se pode dizer de um candidato que vá trabalhar em uma agência de publicidade ou casa noturna. O excesso de formalidade, nesse caso, pega mal”, explica a consultora Célia Leão.

Tags Sugeridas: