segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Carreira:: Ser Competente !

http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/carreira-ser-competente/28/

“As suas ações são os melhores intérpretes de seus pensamentos”
John Locke (1632 – 1704), filósofo britânico

Tamanho do texto:
“As suas ações são os melhores intérpretes de seus pensamentos”
John Locke (1632 – 1704), filósofo britânico




Hoje as empresas tem a urgência de serem voláteis e flexíveis, pois atuam em ambientes diversificados e em condições adversas. 
Com a globalização é imprescindível que as empresas priorizem não só a competência de seus colaboradores, mas os resultados que eles geram e o quanto impactam o mercado de trabalho, pois a competitividade impulsiona ações de competência e visões estratégicas. Desenvolva alianças estratégicas com muita ética e adote estratégias inovadoras.
Você, leitor, agrega valor quando impacta sua empresa com a qualidade de suas competências. Você deve destacar suas competências, ou seja, colocá-las em evidência, pois só assim você permanecerá nesse cenário de grandes evoluções tecnológicas e conseqüentemente elevará seu senso de realização profissional.
Quero fazer você, profissional, refletir nas seguintes questões: 
Você oferece contribuições significativas, ou seja, você está preparado? Você domina conhecimentos e consegue aplica-los de forma eficaz ?
Acrescente significado às suas atividades, pois as atividades estão disponíveis.
Independente de sua função você conquista a respeitabilidade dos demais?
Preocupa-se com a sua boa imagem profissional? Veja bem: “boa imagem” é muito mais do que um simples “Marketing Pessoal” ;
Em equipe, você proporciona suporte para os seus pares profissionais, liderados, profissionais de outros departamentos e para os seus superiores? Você é prestativo e sabe atuar com sinergia?
Você é impaciente? É ansioso para atingir resultados no menor espaço de tempo possível e depois tem que REFAZER o seu trabalho? Será que você – mesmo sendo rápido ao agir – não poderia ter analisado a sua decisão com mais profundidade e visão de conjunto?
O quanto você é uma pessoa “estratégica”? Você conhece realmente o “negócio” de sua empresa? Lembre-se ser competente é também ter suas ações voltadas para resultado. 
Quem tem competência possui facilidade em atingir o seu potencial de realização favorecendo o sucesso. Lembre-se que transformar seus conhecimentos e habilidades em práticas contributivas para a empresa é ao mesmo tempo acelerar o processo de autodesenvolvimento, daí é imperativo assumir novos papéis e novas posturas. 
Todo profissional competitivo sustenta significativos padrões de qualidade e resultados, além de ser comprometido com suas metas e apreciar novos desafios, pois a estagnação profissional limita as realizações individuais. 
Uma questão merece ser colocada para sua reflexão, leitor. Aplique o seu conhecimento e procure não ser muito perfeccionista. É importante também acompanhar e avaliar sempre suas atuações profissionais. Peça sempre feedback e se você errar, isto faz parte da vida, pois o importante é realmente tentar. O ser humano está sempre se renovando, permita-se também! Seja persistente e dê chances a você mesmo. Dê oportunidades a você mesmo! Suas idéias devem ser seguidas pela ação tentando explorar as possibilidades. Eu vou repetir: o segredo está na AÇÃO, isso mesmo, AÇÃO. Alimente os seus desejos, pois assim eles se tornam vivos. 
Construa o seu próprio programa de ação. Cultive novas atitudes, aprenda a administrar sua tolerância em relação às mudanças e frustrações. 
É imprescindível acompanhar novas tendências. Desenvolva competências e alinhe-as com as necessidades do mercado, de si mesmo e da sua empresa. 
Lembre-se leitor, um hábito se adquire pela repetição, por isso ser competente deve ser um hábito.