quinta-feira, 15 de setembro de 2011

É melhor trabalhar em empresa grande ou pequena?

http://www.dicasprofissionais.com.br/editorial2.asp?id=32

Independente do porte, a empresa deve contribuir para o desenvolvimento de sua carreira profissional



* Nelson Fukuyama

Se as pessoas pudessem ter o privilégio de escolher a empresa em que iriam trabalhar, certamente que escolheriam uma empresa de grande porte, multinacional ou nacional mesmo dessas bem conhecidas, deixando uma empresa de menor porte como segunda alternativa.
Segundo elas, em uma empresa de grande porte teriam maior segurança de emprego, de receber um bom salário, especialmente pago em dia, e dependendo do cargo ainda teriam direito a um décimo quarto salário, a um bônus, a um carro, a cursos de idioma, uma complementação de salário aposentadoria, outros benefícios como plano de saúde, colônia de férias etc. E claro que para essas pessoas o mais impressionante seria poder dizer "eu trabalho para a empresa TAL" com a boca cheia.
De fato, essas considerações são importantes. Muitas empresas de grande porte têm uma estrutura mais organizada e podem oferecer mais benefícios para os seus funcionários. Geralmente essas empresas têm condições para permitir que seus funcionários cresçam profissionalmente dentro de sua estrutura, através de um plano de carreira estruturado.
Eu mesmo pude presenciar casos de pessoas que aproveitaram a estrutura de empresas de grande porte e se deram muito bem havendo muitos casos de pessoas que foram contratadas como trainees e chegaram à posição de sócios. Isso porque havia um sistema de avaliação de desempenho através do qual elas foram avaliadas para serem promovidas em suas funções ou mesmo transferidas para outras funções e departamentos nos quais elas puderam aplicar suas habilidades.
Infelizmente, também pude conhecer casos de pessoas que passaram um bom tempo de suas vidas executando serviços e tarefas que não estavam acrescentando nada à sua vida profissional. Uma grande perda de tempo para pessoas talentosas que poderiam ter dado outra direção às suas vidas profissionais, mas que insistiam em permanecer naquela situação simplesmente pelo fato de estarem acomodadas ou confortáveis com o "status" que a sua posição ou sua empresa lhes davam no momento.
Por outro lado, se a gente perguntasse a outras tantas pessoas se gostariam de trabalhar em uma empresa de médio ou pequeno porte, a resposta possivelmente seria um "talvez" meio sem graça.
Empresas de médio porte ou de pequeno porte não dão o "status" na cabeça de muitas pessoas. Nem têm condições de oferecer muitos benefícios. Diferentemente de uma empresa de grande porte, em uma empresa menor cada funcionário é responsável por uma série de tarefas. Como a gente diz "a gente tem que assobiar e chupar cana ao mesmo tempo", " bater o escanteio e correr para cabecear a bola para o gol".
A estrutura (ou a falta de estrutura) dessas empresas exige que os seus funcionários tenham que se desdobrar, atuando em diferentes funções para resolver as tarefas do dia a dia. Não tem como transferir responsabilidades para outras áreas ou pessoas, tem que se fazer. Se não sabe alguma coisa, o funcionário é forçado a buscar soluções, pesquisando, estudando, falando com outras pessoas (que podem trabalhar em organizações maiores) e assim vão indo.
Nem sempre tudo isso é seguido de uma compensação financeira ou qualquer tipo de benefício. Aqui, as pessoas se sentem recompensadas pela satisfação de aprender, de ter que fazer, de estarem mais ativas.
Eu também vi muitas pessoas que trabalharam para empresas de porte menor ou nem tão conhecidas no país terem bastante sucesso em suas carreiras. Porque elas foram reconhecidas pelas suas competências dentro de um ambiente que exigiu delas o maior empenho. E posso dizer passei por essa experiência e aprendi bastante ao ter que enfrentar situações nas quais eu tive que aplicar toda a teoria que havia aprendido em outras empresas maiores. E pude crescer profissionalmente embora nem sempre tenha tido um pacote de benefícios.
Mas, como eu disse antes, se as pessoas puderem fazer escolhas, devem pensar bem antes de decidir por um emprego em uma empresa baseado em seu porte. Hoje eu acho que estar debaixo de um guarda-chuva multinacional é importante sim, mas por um determinado tempo e isso elas têm que decidir. Eu tenho a impressão que empresas de grande porte acabam sufocando as pessoas. Parece que as pessoas de empresas menores estão mais ativas, até nas reações elas parecem mais animadas. Não estou bem certo se seria só a minha impressão.
* Nelson Fukuyama é Editor Responsável pelo Dicas Profissionais e é também Diretor da Yama Educacional. Nelson vai contar na próxima matéria como ousou trazer o seu primo o cientista político norte-americano Francis Fukuyama ao Brasil.