quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Como se vestir para uma entrevista de trabalho

http://tpm.me/post/3361856223/como-se-vestir-para-uma-entrevista-de-trabalho

Todo mundo conhece aquela frase que diz: “A primeira impressão é a que fica.” Apesar de discordar dela, ela vale sim na hora de se fazer uma entrevista. Não adianta nada você ter um bom currículo e ir de jeans, camiseta e chinelo, né? Ainda mais se a sua vaga é para trabalhar com o público.

Leve em consideração que toda a empresa tem um código para se vestir e deve ser respeitado. Hoje, os entrevistados reparam muito mais do que no seu currículo. Reparam na sua postura, nos seus gestos, no seu modo de falar e nas suas roupas também. Não precisa ir vestindo Chanel, muito pelo contrário, se vestir bem não quer dizer que você tenha que comprar uma roupa cara. Muitas pessoas com dinheiro, não sabem se vestir bem. Se vestir bem é você saber combinar as roupas e saber o que usar em cada situação. Confira algumas dicas caso você tenha dúvida sobre o que vestir para uma entrevista:
- Antes de mais nada, não perca o seu próprio estilo. A ideia é ser você mesmo e parecer bem para a entrevista. Leve em consideração também a vaga para que você está se candidatando. Por exemplo, fui fazer uma entrevista em uma revista de moda e me alertaram para esquecer o terninho e tentar ir com alguma tendência que estava na moda.
- Escolha a roupa um dia antes da entrevista. Já é estressante dinâmica de grupo e ficar cara a cara com o chefe, não se estresse ainda mais.
- Se a vaga é relacionada com finanças ou direito escolha ternos em cores sóbrias, uma camisa branca, um colar, brincos e um sapato de salto não tão alto.
- Se é para trabalhar com crianças, trabalhos sociais ou na área de saúde aposte em tecidos confortáveis e em cores pasteís.
- Se for para o comércio, aposte em um terno mais ou menos no mesmo estilo do de finanças.

- Caso seja na área de comunicação ou na área artística, como eu falei mais acima, tente usar algo um pouco mais original, que deixe claro que você está a par das tendências. Mas mantenha o bom senso, nada de ir parecendo uma árvore de natal. Coloque alguma peça que está na moda e tente manter um pouco seu estilo social. Ou então aposte nos acessórios.
- O jeans não é proibido. Se você usar com uma camisa e um sapato, fica bom. Pode até usar com um blazer ou uma blusinha de seda.
- Leve em consideração o corte e as cores das suas roupas. Peça sexy nem pensar. Evite decotes, mini saia, calça apertada. Escolha saias e vestidos até os joelhos, mas se estiver insegura, aposte nas calças e camisas.
- Tente manter as cores mais para tons neutros, como o preto, azul, branco e tons pasteís.
- Evite sapato com salto muito alto já que é desconfortável. E deixe de lado aqueles com muito brilhos ou um design moderno, invista no pretinho clássico mesmo.

- A maquiagem deve ser leve e natural. Evite também um penteado maluco e bem elaborado. Mesmo assim, se quiser ir com algum penteado, faça um coque.
- Se quiser usar perfume, passe bem pouco. Pode ser que o entrevistador não goste do cheiro ou tenha alergia e aí já viu.
- E não se esqueça das suas unhas. Já trabalhei em um lugar que não podia usar esmalte escuro porque chamava muita a atenção. Passe um esmalte clarinho e deixe elas bem cuidadas.