quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Como ganhar pontos com seu chefe

http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/como-ganhar-pontos-com-seu-chefe

Saiba como chamar a atenção do seu superior sem apelar para o puxa-saquismo

Stock.xchng
Executiva agenda
Pequenas atitudes podem fazer diferença na relação entre você e seu chefe
São Paulo – Reconhecimento vindo do chefe sempre é bom. Mas para se tornar o favorito dele não é preciso elogiar suas roupas ou começar a puxar conversa toda vez que ele passa pela sua mesa de trabalho.
De acordo com Márcia Almström, diretora de recursos humanos da Manpower Brasil, cada profissional precisa ter, além das competências técnicas para o cargo, habilidades comportamentais para se destacar na equipe. “Algumas características como agilidade e prontidão não estão presentes nas pessoas, mas podem ser desenvolvidas”, afirma.
Repare na sua rotina de trabalho e confira as dicas das especialistas que podem ajudar você a ganhar pontos com seu chefe.
Agilidade
Não é necessário fazer tudo apressadamente. A agilidade no trabalho é percebida na maneira que o profissional conduz suas tarefas. Assim que você recebe uma ordem, a demanda pontual é realizada ou você sempre resolve tomar um café antes? “Entregas bem feitas, atendendo qualidade e prazo sempre, chamam a atenção de maneira positiva”, explica Adriana Gomes, orientadora de carreira e psicóloga.
Márcia completa que isso facilita a criação de uma relação de confiança, pois o superior não precisará sempre de perguntar ao profissional se ele já fez isso ou aquilo.
Iniciativa
Um profissional que sabe se antecipar da maneira correta é aquele que demonstra envolvimento e interesse em contribuir. Segundo as especialistas é importante também estar antenado e apresentar soluções quando há problemas. “O profissional deve sempre focar na solução e não no questionamento”, diz Adriana.
Diálogo
Não se esqueça da hierarquia. Por mais que você não concorde com a opinião de seu superior, humildade é essencial. Márcia ressalta que o profissional tem que saber ouvir e refletir, por mais difícil que seja.
Esse conselho vale também para quando há uma falha na comunicação e o seu chefe afirma que você não mandou uma planilha, mas você lembra, de fato, que mandou. “Chegue à sua mesa, respire e aguarde até ter condição emocional para lidar com esses pequenos desentendimentos”, explica a diretora da Manpower. Isso evita que o profissional se exalte e estabeleça um clima desagradável.
Reconheça seu chefe
Você agradece o seu superior? Em algumas organizações há fóruns formais de troca de resultados, e nessa hora o profissional deve, de forma construtiva, elogiar ou agradecer o chefe. Ele também gosta de ser reconhecido. Para Márcia, frases como, por exemplo, “O seu estilo de liderar favorece muito meu trabalho, obrigada” ou até um simples “a gente conseguiu alcançar o resultado, parabéns” são bem vindos ao fim de projetos ou até mesmo do mês.