quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Quais são as diferenças entre trabalhar em uma empresa pequena e uma grande corporação?

http://umamao.com/questions/Quais-s%C3%A3o-as-diferen%C3%A7as-entre-trabalhar-em-uma-empresa-pequena-e-uma-grande-corpora%C3%A7%C3%A3o

Quais são as vantagens e desvantagens de trabalhar em empresas novas e pequenas, como startups em comparação a empresas consolidadas, tradicionais, com grande número de funcionários?

As vantagens costumam depender mais da empresa em si, do que do tamanho dela. Mas, de modo geral, empresas tradicionais são mais burocráticas (e isso tem aspectos bons e ruins). Lembre que são aspectos gerais, e há exceções tanto para um lado quanto para o outro.
Vantagens de empresas grandes (e consequentemente desvantagens de empresas pequenas):
  • Maior estabilidade de emprego: empresas grandes têm estruturas maiores, e é mais difícil uma crise ou um movimento errado derrubá-las por completo. Se você faz bem seu trabalho, a chance de você ser demitido é bem baixa, porque fatores externos influenciam menos na existência do seu cargo - e, mesmo que uma mudança extingua sua área, bons profissionais tendem a ser retidos em áreas diferentes. Em empresas pequenas, isso é muito mais incerto.
  • Planos de carreira: empresas grandes oferecem um crescimento de carreira e salário de longo prazo. Elas tendem a investir mais em você, financiando pós-graduações, e a linha de crescimento é melhor definida (há uma estrutura para se desenvolver). Empresas pequenas normalmente buscam apenas o necessário para sua operação, e enquanto não crescem, não sobram oportunidades de crescimento para você.
  • Salários e benefícios: empresas grandes tendem a pagar melhor. Não apenas em salários diretos, mas em indiretos também - que devem ser levados em conta. Quando trabalhei na IDC, 1/3 dos meus almoços eram com clientes - e, como tal, na conta da empresa. Quando trabalhei no Itaú, eu tinha além do vale-refeição um restaurante interno, onde se comia muito bem com 9 reais (eu chegava a almoçar com 5 reais - e sou gordo e como muito, hehehe). O que sobra do seu vale-refeição deve ser contado como rendimento. Em empresas pequenas, muitas vezes você recebe seu salário, e só. Faz diferença no fim do mês.
Desvantagens de empresas grandes (e consequentemente vantagens de empresas pequenas):
  • Falta de liberdade: Empresas grandes, pelas suas estruturas maiores, são mais engessadas. Você querer fazer alguma melhoria diferente do processo padrão não é razão suficiente para essa melhoria ser feita - e menos ainda ser feita por você. Em empresas pequenas, no entanto, você é dono dos processos, e justamente pela característica inovadora que faz elas serem "start-ups", você tem mais liberdade para tomar a frente.
  • Falta de visibilidade: Em empresas grandes, você é mais uma pecinha numa engrenagem gigantesca. O seu trabalho tem relevância para o todo, como formigas, mas individualmente é relativamente pouco o que você faz. Em empresas pequenas, como há menos pessoas, você faz de tudo, e mostra direto para os chefes - e, em fazendo bem seu trabalho, quando a empresa crescer, advinha quem seus chefes chamarão para tocar a nova área...
  • Curva de aprendizado menor: Como você é responsável por um pedacinho muito pequeno do processo da empresa, o que se aprende numa empresa grande é relativamente muito pouco. Você gasta muito tempo aprendendo detalhes da empresa que não te servirão para nada caso você saia de lá (onde está o documento X, como fazer o pedido Y et cetera). Em empresas pequenas, você aprende muito mais, porque é responsável por muito mais (já trabalhei numa start-up de desenvolvimento onde éramos 2 desenvolvedores, que fizemos do projeto do banco de dados à interface, em todas as camadas do MVC. Negociávamos os prazos, entendíamos funcionalidades, decidíamos metodologias de desenvolvimento e documentação et cetera). Isso faz com que se aprenda mais, em menos tempo - até o suficiente para montar seu próprio negócio, eventualmente.
  • Entraves burocráticos: Não adianta: empresas grandes demais tem problemas processuais sérios, em sua quase totalidade. Desde frustrações de meses para conseguir uma autorização junto a Recursos Humanos (que, nas empresas grandes, normalmente são Recursos Desumanos), até aquele cara que está perdido na engrenagem há 20 anos, e ninguém manda ele embora porque o custo de demiti-lo é alto demais (mais alto que pagar o salário dele até ele se aposentar), e ele não faz nada. Quando em quando alocam ele para trabalhar no seu projeto. Empresa pequena manda pessoas embora com muito mais facilidade (há menos margem para erros), e os processos são decididos pelo dono, que conhece você pelo nome. Então, esse tipo de coisa não acontece.
Claro que essa é uma visão geral. Mas, via de regra, vale analisar como se analisa investimentos. Trabalhar numa start-up é uma opção de maior risco, mas possivelmente maior retorno no longo prazo. Trabalhar numa grande empresa é renda-fixa: pouco retorno no longo prazo, mas risco baixo. Sua idade, seus compromissos, e seu apetite a risco vão dizer qual a opção mais indicada a você.