quarta-feira, 14 de setembro de 2011

A influência das redes sociais

http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/a-influencia-das-redes-sociais/47221/

Por Josiane Agre

O Brasil está entre os 10 países que mais utilizam as redes sociais (Orkut, Twitter, Facebook, Linked In....). Pesquisas recentes apontam que 87% dos brasileiros utilizam a internet e possuem perfis em sites de relacionamento, mas apenas 33% utilizam essas ferramentas para realizar contatos profissionais, o famoso networking.

O networking nada mais é do que conhecer pessoas com interesses em comum e estabelecer uma rede de relacionamento, onde é possível manter contato, por exemplo, com profissionais da mesma área que a sua e até mesmo com o RH de uma empresa em que você tem interesse em trabalhar.

De acordo com estudos, as empresas brasileiras são as que mais utilizam das chamadas redes sociais , seja para conhecer melhor o candidato ou até mesmo divulgar oportunidades.

Saiba como usar essa ferramenta a seu favor:

Tenha cautela no momento de selecionar as informações a serem transmitidas, mesmo não sendo um quesito eliminatório a mensagens que você transmite influenciam na avaliação.

Evite participar de comunidades como: "Eu odeio meu chefe", "Eu odeio minha empresa", "Eu odeio acordar cedo", "Chega logo final de semana", pois elas podem ter um efeito contrário ao que você espera. E muito menos, postar fotos e vídeos, com conotação sexual ou que denotem vulgaridade."

E então falar que está cansado de tanto trabalho no mesmo perfil do Twitter em que seu chefe lhe segue, por exemplo? Isso pode render no mínimo um clima chato dentro da empresa.

Tudo isso prejudica sua imagem, e lembre-se que todos tem acesso as informações que estão na rede. Na Internet, assim como nos encontros presenciais, vale a primeira regra básica do networking: não se expor em excesso. Da mesma forma em que não se chega a uma reunião distribuindo cartões de visita, é preciso ter noção do que é razoável.

Usando as redes sociais a seu favor, suas ações para incrementar seu marketing pessoal tornam-se bem mais eficientes.

O poder das redes amplifica sua voz e divulga seu perfil profissional para os quatro cantos do mundo. Por isso, cuidar da sua rede é fundamental.