segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Carreira: o que você deve saber sobre testes de competência


Alguns executivos de alta categoria ficam surpresos ao serem submetidos a um teste de emprego, mas as empresas costumam realizar estas provas para analisar os conhecimentos culturais e as competências dos candidatos.

Alguns executivos de alta categoria ficam surpresos ao serem submetidos a um teste de emprego, mas as empresas costumam realizar estas provas para analisar os conhecimentos culturais e as competências dos candidatos.

O que estes profissionais devem ter em mente é que as questões relacionadas ao estilo e personalidade não têm respostas positivas ou negativas. Se você respondeu com sinceridade e não foi aceito, pode ter certeza de que a vaga não era a certa para você.

Mas se preparar para este tipo de teste é sempre bom e, para isso, abaixo estão alguns fatores sobre estas provas que você deve saber.

Grandes executivos não estão isentos
Na verdade, quanto mais alto o cargo que você aspira em uma empresa, mais ela vai querer lhe conhecer, para não correr muitos riscos ao delegar responsabilidades a você. A empresa também não pretende contratar uma pessoas super inteligente, mas perdê-la por falta de afinidade.

Por isso, não pense que seu conhecimento técnico basta para a empresa somente porque já ocupou outros cargos de confiança. Você poderá se submeter ao teste e não realizá-lo é a prova de falta de maturidade.

Revelam personalidade
Muitos candidatos zombariam se tivessem que passar por este tipo de teste psicológico. Eles pensam que não é necessário este tipo de provação e não o fazem com a seriedade que deveriam, o que está errado.

O teste de competência, no entanto, revela muitas atitudes e comportamentos do candidato, como a tolerância ao estresse, o quanto estão disponíveis para mudanças e as atitudes que tomariam em um ambiente de trabalho.

Podem beneficiar
Uma verdade destes testes é que, como eles mostram sua personalidade, indicam a melhor vaga para você. Com isso, você tem mais chances de ficar no emprego e de ter sucesso profissional. Para uma pessoa da área de relações públicas, se o teste indicar que ela gosta de se comunicar, as chances de ser contratada serão maiores.

Por isso, quem realiza este tipo de teste deve dizer a verdade e fazê-lo com calma, pensando que ele pode fazer a diferença na hora da escolhe entre você e outro candidato. Mostre interesse em realizá-lo e boa sorte!