segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Preferências Individuais

http://www.inspiira.org/view/pt-br/114-type-preferences/





Uma Breve História do Modelo das Preferências Individuais


Durante a Segunda Guerra Mundial, uma jovem chamada Isabel Myers e sua mãe, Katherine Cook Briggs resolveram criar um questionário de auto-relato baseado na teoria descrita no livro Tipos Psicológicos, de Carl Jung, escrito em 1921. Isabel Myers e sua mãe tinham duas motivações principais: 1) ajudar as mulheres que trabalhavam nas indústrias militares a se encaixarem nas funções que exerceriam com maior eficiência, e 2) promover a paz mundial ao ajudar as pessoas a reconhecer o valor das diferenças individuais e de como utilizar tal conhecimento de forma construtiva.
A dedicação de Myers e sua mãe culminou no desenvolvimento de um instrumento psicológico, que com o passar do tempo transformou-se em uma indústria multimilionária. Desde então uma série de instrumentos baseados nos Tipos Psicológicos de Jung foram desenvolvidos (como o Teste de Personalidade Inspiira que você encontra gratuitamente neste site), com aplicações que vão desde o ambiente empresarial à comunicação, escolha vocacional, planejamento de carreira, compreensão intercultural, educação, espiritualidade, e relacionamentos.
teste de personalidade gratuito Inspiira.org busca avaliar preferências individuais em 4 dimensões dicotômicas, com duas preferências opostas em cada dicotomia, proporcionando um total de 16 combinações únicas. Conheça na tabela abaixo as siglas mais comumente utilizadas para descrever as preferências, juntamente com seus respectivos significados:
MBTI (Myers-Briggs Type Indicator Model) Table

Desta forma, o importante é reconhecer se a pessoa tende mais para E ou para I, para S ou para N, para T ou para F, para J ou para P, resultando nas seguintes combinações: ESTJ, ESFJ, ISTJ, ISFJ, ESTP, ESFP, ISTP, ISFP, ENFJ, ENFP, INFJ, INFP, ENTJ, ENTP, INTJ, INTP. É importante compreender estas noções básicas, pois os modelos abaixo surgem a partir de combinações destas preferências:
O diagnóstico do Tipo de Personalidade real do indivíduo só poderá ser afirmado com um mínimo de certeza após observações congruentes efetuadas através de cada um destes modelos.

FAÇA O TESTE NO SITE
http://www.humanmetrics.com/cgi-win/jtypes2.asp
 
http://www.inspiira.org/view/pt-br/107-type/infj
 
http://www.businessballs.com/tests.htm