quinta-feira, 15 de setembro de 2011

O caminho para a conquista de um estágio em TI

http://webinsider.uol.com.br/2009/02/11/o-caminho-para-a-conquista-de-um-estagio-em-ti/

Para conseguir uma oportunidade de estágio, o estudante precisa passar por testes, dinâmicas de grupo e entrevistas. Conheça os passos do processo seletivo e esteja preparado.

Por Charles Niza

 O estágio é sempre uma excelente oportunidade para o estudante vivenciar na prática os conhecimento adquiridos na sala de aula, além de ser uma importantíssima porta de entrada para o competitivo mercado de trabalho, com a grande possibilidade dependendo da política de contratações da empresa, e principalmente do esforço, da dedicação e da competência do estudante conquistar a efetivação ao terminar o curso que frequenta.
Naturalmente para conseguir uma oportunidade de estágio, o estudante deverá percorrer um caminho repleto de desafios, que incluirá realização de testes, participação em dinâmicas de grupo e entrevistas.
A etapa de testes, normalmente composta por provas de conhecimentos gerais e específicos, estes últimos, voltados para a área de atuação do candidato, testes de raciocínio lógico, e provas de Português, geralmente compostas por testes e uma dissertação, através da qual, busca avaliar o domínio por parte do candidato da norma culta da língua e a capacidade do estudante de expressar-se de forma clara, objetiva e coesa; e principalmente a habilidade do estudante de abstrair, sintetizar e correlacionar idéias extraídas de outros textos de forma estruturada e sustentada na utilização de argumentos plausíveis.
Além da dissertação em português, o estudante, candidato à uma vaga de estágio, pode ser submetido a um teste em inglês, caso o domínio do idioma estrangeiro seja requisito para a vaga em questão. Muitas vezes, além do teste escrito em inglês, que pode ser composto por questões de múltipla escolha e/ou elaboração de uma dissertação, o candidato pode passar por uma entrevista em inglês.
Neste caso, o objetivo é avaliar não só o domínio da leitura e escrita, mas também a capacidade do candidato de comunicar-se verbalmente de forma fluente em inglês. Vale lembrar que alguns processos seletivos, no quais geralmente há um número grande de inscritos, estes testes são realizados através da internet.
O candidato recebe por e-mail uma URL, a qual deverá ser acessada em dia e horários específicos para que possa responder as questões dentro um tempo estipulado. Portanto é preciso ficar atento às metodologias adotadas pelas empresas em seus processos seletivos.
Além dos testes, quase sempre os candidatos participam de sessões de dinâmica em grupo. O objetivo das dinâmicas de grupo é avaliar o comportamento dos candidatos diante de algumas situações, nas quais é possível observar o perfil dos candidatos, principalmente aspectos relacionados à liderança, trabalho em equipe, comunicação, assertividade, criatividade e capacidade de trabalhar sobre pressão. Habilidades indispensáveis no ambiente corporativo.
Para ser dar bem nas dinâmicas de grupo, a dica é agir com naturalidade, espontaneidade e confiança. Saber ouvir, demonstrar interesse pela vaga e vontade de aprender e crescer profissionalmente são atitudes sempre bem-vindas.
Por fim, geralmente os candidatos são submetidos à entrevistas com profissionais da área de Recursos Humanos da empresa e em muitos casos, com profissionais da área em que o estagiário pretende atuar, no caso da área de TI, geralmente com o CIO, ou mesmo gerente de TI ou coordenador de área.
Nas entrevistas, é hora do candidato deixar claro aos entrevistadores o quanto e como poderá contribuir com o crescimento da empresa à partir das suas habilidades e competências. Lembre-se que as empresas cada vez mais buscam profissionais ou mesmo jovens aprendizes que estejam dispostos a se comprometerem com objetivos e metas.
Importante lembrar que um processo seletivo não é uma corrida de 100 metros, mas uma maratona, na qual será preciso manter a constância ao longo de todo o processo, no qual o candidato estará sempre sendo observado e avaliado. Portanto, evite chegar atrasado, procure respeitar os demais candidatos e não descuide da apresentação.
Caso não seja aprovado em um determinado processo seletivo, jamais desista. Procure analisar o seu desempenho ao longo do processo de forma identificar quais pontos podem ser melhorados e em alguns casos, o fato do candidato não ter sido selecionado, não significa necessariamente, que não tenha habilidades e competências suficientes, mas simplesmente que não tem o perfil para aquela empresa. É continuar estudando e buscando se aprimorar, e principalmente, manter a confiança e partir para outro processo seletivo.