quinta-feira, 1 de setembro de 2011

G1 MOSTRA A PROFISSÃO DE ENGENHARIA DE PETRÓLEO

http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,AA1295595-5604-2261,00.html

A profissão de engenheiro de petróleo vive um momento de expansão e há uma grande demanda de mão-de-obra qualificada no mercado de trabalho. E os vestibulandos bem informados estão de olho nas oportunidades que a indústria do petróleo oferece. Tanto que a graduação de engenharia de petróleo buscar é a mais concorrida do processo seletivo 2007 da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - à frente inclusive do disputado curso de medicina.
Segundo a Agência Nacional do Petróleo (ANP), o setor cresceu 318% entre 1998 e 2004. Para corresponder à demanda da indústria por tecnologia e profissionais qualificados, as universidades brasileiras passaram a oferecer cursos de graduação e pós-graduação neste ramo da engenharia. "Levantamentos estimam que faltam cerca de dois mil engenheiros por ano no mundo", diz Virgílio José Martins Ferreira Filho, professor e fundador do curso de engenharia de petróleo da UFRJ.
Nesta semana, o Guia de Carreiras do G1 desvenda o trabalho de engenheiro de petróleo. Confira
a série de reportagens que revela o que faz este profissional, traz relatos e dicas de engenheiros sobre o trabalho de campo e de escritório, mostra como são os cursos e a grade curricular de engenharia de petróleo e explica a formação necessária para se destacar no mercado.
Que profissão você gostaria de ver no Guia de Carreiras? Participe no blog!