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em 22/12/2010Sergio Novelli
À todos que já são leitores e à todos que estão lendo pela primeira vez este blog, desejo um Feliz Natal e um ano novo cheio de sonhos, alegrias e realizações. Espero que gostem do artigo e até 2011.
Dicas Gerais
1. Comunicação eficiente: Tem de fluir em todas as direções. O bom líder é franco e sabe ouvir. Quem retém a informação sobre com a rádio-corredor. Edição 13.
2. Home Office: Vai trabalhar em casa? Primeira coisa: tire o pijama. “Muita gente não percebe, mas as roupas tem influência psicológica em nosso estado de espírito”, explica Cláudia Matarazzo, autora de Etiqueta sem Frescura e Gave não é Pecado. Ed. 15.
3. Solidário, mas nem tanto. Ajudar colegas de trabalho é bom, mas ficar disponível o tempo todo prejudicará o andamento do seu trabalho. Ed. 33.
4. Ria de si mesmo. O humor é a melhor arma para evitar que você e sua equipe enlouqueçam. Ed. 35.
5. Dicas para encerrar um projeto: Confira se todas as possibilidades foram tentadas; Não persista no erro só para agradar o seu ego; e calcule como você comunicará o fim da empreitada. Ed. 114.
6. Brainstorm. Para ajudar, tenha uma pergunta como norte e não se policie, deixe o cérebro trabalhar. Quanto mais idéias, mais chance de encontrar uma resposta. Ed. 72.
7. Confiança demais. Seja humilde. O excesso de autoconfiança pode passar uma imagem equivocada. Ed. 84.
8. “A única forma de saber se você tem talento para determinada atividade é verificar se você consegue desempenhá-la de forma consciente e quase perfeita. O desempenho é a medida absoluta para o talento real”. Marcus Buckingham, cientista social, ed. 37.
9. Promoção nem sempre é bom. Avalie bem a proposta para ter certeza de que você vai gostar das novas funções e de que é capaz de assumir a responsabilidade. Ed. 66.
10. A hora do feedback. O objetivo é sempre melhorar o desempenho de quem recebe a crítica, e não destruir a autoestima. Comece sempre com um elogio. Ed. 47.
11. Como voltar. Mudou de emprego e agora quer voltar para o antigo? Antes da decisão, questione-se: “O que me atraia na antiga empresa era a oportunidade de crescimento, o ambiente agradável ou o bom salário?”. Ed. 131.
12. Planeje a vida. Coloque em um papel quais são seus objetivos para o próximo ano e para os próximos 5, 10, 15 anos. Não foque só o lado profissional, você já passa, no mínimo, oito horas do dia pensando nele. Ed. 44.
13. Atitude positiva. Você não aguenta mais seu trabalho? O primeiro passo é parar de reclamar. Ed. 92.
14. Olhos nos olhos. É fundamental em conversas que envolvem assuntos delicados ou na hora de fazer uma crítica a alguém. Ed. 117.
15. Seu chefe faz você engolir sapos? Evite o confronto. Deixe para conversar no dia seguinte, com a cabeça fresca. Ed. 41.
16. Respire fundo. Encher os pulmões de ar e expirar devagar ajuda a diminuir a ansiedade, a tensão e a agitação. Ed. 81.
17. Fusões e aquisições. Elas podem acontecer a qualquer momento. Sobrevive quem tem capacidade de desempenhar várias funções e alto poder de negociação. Ed. 16.
18. “Esqueça aquela história de se dedicar ao que você gosta. Você tem é que se dedicar a seus talentos, ou seja, àquilo que as pessoas percebem que você faz melhor do que os outros”. Waldez Ludwig, ocnsultor, Ed. 85.
19. O estagiário. Não mande o estagiário pegar impressão, buscar café ou pagar contas. O estagiário precisa aproveitar o tempo na empresa para aprender a se envolver em diferentes tarefas. Ed. 100.
20. Diga “Não”. Se não vai conseguir fazer alguma tarefa, não enrole. O importante é deixar claro que, naquele momento, você está ocupado com outras atividades. Ed. 78.
21. Hora extra. Está fora de moda ficar até tarde para mostrar trabalho se você consegue cumprir suas tarefas e ir além de suas atividades dentro de seu horário, não fique na empresa à toa. Ed. 28.
22. Antes de sair de férias. Programe tanto a viagem como o trabalho com três meses de antecedência. Ed. 3.
23. “Contrate pessoas melhores que você. Se expandir a capacidade delas, você expande a sua.” Ram Charam, guru indiano. Ed. 48.
24. Otimismo. Otimistas são valorizados pelas empresas porque dão a impressão de que as idéias serão bem-sucedidas. Ed. 116.
25. Marca pessoal. A forma como você se relaciona com as pessoas ou como arruma sua mesa ou se veste faz parte de sua marca. “Quando alguém diz seu nome, no que as pessoas pensam?”, questiona a americana Karen Post, especialista em marca pessoal. Ed. 94.
26. Trabalhar em equipe. Para dar certo, os membros do time precisam saber o que cada um está fazendo. Assim, os resultados são melhores. Ed. 60.
27. Lição nº 1: Não se limite a colecionar cargos. Planeje sua carreira e coloque em prática o que você idealizou. Ed. 45.
28. Fique zen. A meditação faz bem para você e para sua carreira porque aumenta a clareza do pensamento e diminui a ansiedade. Ed. 90.
29. “Quem trabalha no que gosta tem até 50 vezes mais chances de ficar milionário.” mark Albion, autor do livro Making Life, Making a Living. Ed. 50.
30. Sonho Produtivo. O exercício de imaginar o impossível pode transformar um sonho em uma idéia real. Ed. 73.
31. Amizade no trabalho. Manter um bom relacionamento com os colegas de trabalho é positivo. Manter um relacionamento próximo demais, não. “Em geral, isso dá problemas, especialmente na hora de o chefe fazer críticas ao amigo ou quando tem de demití-lo”, diz a solióloga americana Jan Yager. Ed. 98.
Erros
32. Fracassou? Acontece. Fale com seu chefe sobre o erro, investigue o que levou você a cometê-lo e aja rapidamente para resolver o problema. Ed. 17.
33. Frustrações? Você pode encará-las de duas maneiras: como derrotas ou oportunidades. Cresce com o fracasso quem aprende com os erros e segue em frente. Ed. 21.
34. Não perca o equilíbrio nas derrotas. Elas vão acontecer. Um bom desempenho depende de fatores externos e incontroláveis. Todo fracasso deve gerar ensinamentos. Ed. 111.
35. Planeje seus erros. Diante de tarefa complicada, faça uma lista com possíveis erros e pense em medidas para evitar, reverter e compensá-los. Ed. 129.
36. “Experiência é o nome que cada indivíduo dá a seus próprios erros”. Oscar Wilde (1854 – 1900). Ed. 31.
37. Enfrente o chefe: em uma discussão, é ele quem detém o poder; seja maleável, simpático, use seu carisma; mostre que é ele quem precisa de você; os chefes também dependem dos subordinados para obter resultados. Ed. 2.
38. Sedentarismo e carreira. Quem é sedentário vive dois anos e meio a menos do que quem pratica alguma atividade e tem o desempenho profissional prejudicado. Faça, no mínimo, 30 minutos de atividade física diariamente. Ed.102.
39. Presentes proibidos para colegas: cestas de café da manhã; cestas de produtos diet; kits de regime; mensagens telefônicas; para mulheres, nunca pense em dar roupa. Ed. 4.
40. Headhunter. Não enrole o headhunter, não se faça de coitado e não demonstre instabilidade. O mais importante: pense antes de falar. Ed. 101.
41. Na entrevista de emprego. Fale sobre suas experiências com firmeza, clareza e segurança. Ressalte os trabalhos que desenvolveu e mostre que a empresas pode ganhar com sua contratação. Ed. 71.
42. Influência. Não importa o que está escrito no cartão. A influência reside no conhecimento que o profissional tem sobre o mercado em que atua, na rede de relacionamentos que ele mantém.
43. “É preciso dar leveza e vitalidade à união do trabalho com o tempo livre.” Domenico De Masi, sociólogo italiano e autor dos livros O Ócio Criativo e O Futuro do Trabalho. Ed. 59.
44. Esquecer. Perder nomes, dados ou informações não faz bem para sua carreira. E, como diz o dialeto inglês, o pior lápis é mais eficiente que a memória. Por isso, anote tudo o que for preciso. Ed. 67.
45. Cinco atitudes para mudar: ouvir sem preconceitos; admitir suas limitações; ter senso de comunidade; compartilhar decisões; respeitar individualidades. Ed. 82.
46. Redes sociais com moderação. Usar redes sociais traz benefícios para a carreira, mas não precisa frequêntar todas o tempo todo. Ed. 121.
47. Tédio no trabalho. Se não passar em seis meses, está na hora de se mexer. Ed. 88.
48. Jeitinho brasileiro. Cuidado com a malandragem no ambiente corporativo. “É o jeitinho que nunca dá jeito em nada”, afirma Tânia Casado, professora da Universidade de São Paulo (USP). Ed. 109.
49. Ajuda. Errar é normal, não pedir ajuda é gerar um caos. Fique atento à execução de suas tarefas e peça apoio ao menor sinal de problema. Ed. 126.
50. Óculos escuros. Só use fora do escritório. Ed. 39.
Liderança
51. Motivar a equipe. Líderes inspiradores acreditam que os objetivos são possíveis. Uma atitude otimista faz diferença. Ed. 56.
52. Falsos mitos sobre liderança: qualquer pessoa pode se tornar um líder; qualquer um que chega ao topo é líder; todo líder é um grande mestre para a equipe. Ed. 30.
53. “Não deixe o dia passar. Não deixe que distração após distração o leve ao fim de mais um dia sem que você trate de projetos importantes”. Tom Peters, guru de administração. Ed. 1.
54. Um filme para pensar a carreira: Gênio Indomável, de Gus Van Sant (1997). Na tela: um faxineiro (Matt Damon) resolve um problema matemático e revela seu potencial e suas dificuldades de relacionamento para um professor (Robin Willians). No trabalho: Assista para entender como é ser um líder que orienta e tira o melhor de seus subordinados, mesmo os mais problemáticos. Ed. 72.
55. Felicidade no trabalho. É estar com a cabeça e as emoções voltadas para uma atividade que traga satisfação e fazer o que gosta com competência. Ed. 52.
56. Vai faltar? Se precisa faltar no trabalho para resolver um problema pessoal, falte. Tire o atraso nos dias seguintes. Sempre avise o chefe. Ed. 5.
57. Simplifique. Organize suas tarefas para trabalhar uma hora a menos por dia, diminua seu rítmo e permita-se ir para a cama cedo pelo menos em um dia da semana. Ed. 8.
58. Pequenas vitórias. Troque experiências com colegas, faça coisas simples que dão prazer e estabeleça pequenas metas – cumprí-las lhe dará força. Ed. 128.
59. “Incerteza é um outro nome para oportunidade. A graça da vida está em não saber como as coisas serão. Quando você escolhe um caminho em meio à incerteza, toma as rédeas da sua vida”. Penelope Trunk, consultora e escritora americana. Ed. 108.
60. No lugar de criticar uma idéia de seu chefe, apresenta uma alternativa para o problema. Ed. 122.
61. Cheve novo na área? Não fale bem nem mal do anterior para ele. Ed. 113.
62. E-mails: Defina um horário para ler seus e-mails e desligue os avisos de recebimento de novas mensagens. Ed. 99.
63. Flexível. Esteja disposto a aprender sobre outras áreas, novas tecnologias e novos assuntos. Ed. 69.
64. “Foco é importante, não adianta sair atirando para todos os lados. Mas, em determinadas oportunidades, é necessário deixar o planejamento de lado e correr riscos.” Fernando Terni, ex-presidente da Nokia e da Schincariol. Ed. 91.
65. Vida simples. Não se deixe pautar pelos conselhos dos outros e descubra o que faz bem para você. Ed. 53.
66. Opinião, decisão e assertividade: dê apenas na medida certa. Ed. 134.
67. Evite confrontos. Eles não aumentam a competitividade; apenas geram mais estresse. Por isso, dialogue o máximo possível. Ed. 83.
68. Vai pedir aumento? Avalie suas chances, defina seus objetivos, reúna dados que comprovem seu desempenho e trace uma estratégia para falar com o chefe. Ed. 144.
69. Twitter profissional. Foque os assuntos que você twitta de acordo com sua profissão e seja uma fonte de conteúdo relevante para quem o segue. Ed. 132.
70. Sete condições para o sucesso. Segundo o filósofo americano Tom Morris, precisamos ter: uma clara concepção do que queremos; uma forte confiança de que podemos atingir nossos objetivos; uma concentração focada no que faremos; uma consistência obstinada na procura do que almejamos; um compromisso emocional e pessoal com o que estamos fazendo; um bom caráter para nos guiar e manter no trajeto; uma capacidade de desfrutar do processo. Ed. 26.
71. “Devemos estar abertos e perceber nossas reações mais imediatas nas situações em que precisamos fazer escolhas.” Malcolm Gladwell, escritor americano, autor de O Ponto da Virada. Ed. 86.
72. Se você é jovem… Aproveite para experimentar novas áreas e descobrir em qual se encaixa melhor. adquira o máximo de conhecimento possível e tire dúvidas com os mais experientes. Ed. 123.
73. Frase do guru Peter Drucker: “90% do que chamamos de gerenciamento consiste em tornar difícil que as pessoas entreguem o que prometeram”. Ed. 57.
74. Autoconhecimento. Você só consegue entender aonde quer chegar na carreira depois de descobrir seus valores, seus pontos fortes e suas deficiências. Ed. 54.
75. Abusando do Gerúndio. Desde 2000, Você S/A alerta para o emprego incorreto ou excessivo do gerúndio, mas, pelo visto, pouca gente aprendeu. Ed. 27.
76. Escolha a empresa. Defina seus objetivos de carreira e pesquise quais empresas tem valores e princípios semelhantes aos seus. Ed. 64.
Gestão de Tempo
77. Saia da rotina. Para ter mais criatividade, escolha uma rota alternativa para ir ao trabalho, experimente restaurantes novos, enfim, de vez em quando faça tudo diferente. Ed.80.
78. Produtividade. Reveja sua rotina. Liste suas prioridades semanais e determine um tempo para cada tarefa. Ed. 127.
79. Quinze minutos. É o tempo que você deve reservar antes de uma reunião para pensar nos objetivos e nas idéias que deseja apresentar. Ed. 124.
80. Ocupado demais? Cuidado! Você deve ser o “cara difícil” de sua empresa. Quem semeia colhe. Hoje você recusa uma reunião, amanhã recusarão a você. Ed. 6.
81. “Quem não tem competência para se gerenciar dificilmente verá validada sua capacidade de liderança”, afirma Célia Leão, autora do livro Boas Maneiras de A a Z. Ed. 135.
82. Carro e saúde. O risco de obesidade aumenta 6% para cada hora que você passa diariamente dentro do carro. Que tal começar a ir para o trabalho de bicicleta, a pé ou de transporte público? Fonte: American Journal of Preventive medicine, 2005. Ed. 79.
Chefe
83. Feedback. para os chefes, fica o conselho: sejam objetivos e francos na hora da avaliação, sem perder a educação, claro. Ed. 61.
84. Quebre o gelo com o chefe. Para puxar conversa, explore afinidades em comum. Aproveite uma carona, ou um evento, ou um almoço. Inicie o papo de uma forma leve e despretensiosa. Ed. 77.
85. Chefes tóxicos. “As empresas ainda toleram pessoas com comportamentos inadequados porque elas entregam resultados no curto prazo.” Felipe Westin, consultor. Ed. 133.
86. Ao procurar emprego: Avise sua rede de contatos sobre suas pretensões e defina as empresas onde você quer trabalhar. Ed. 46.
87. A primeira impressão. Na entrevista de emprego, invista em um visual impecável e discreto. Tente não exagerar no perfume. Ed. 89.
88. “Você está demitido”. Procure equilibrar as emoções. Os sentimentos de culpa, nesse momento, são normais. É hora de refletir sobre os pontos fortes e fracos. Ed. 105.
89. Problemas… Não devem ser escondidos. Quando aparecem, é preciso apontá-los. Ed. 7.
90. Ingredientes de uma boa reunião: bom senso; jogo de cintura; organização; poucos assuntos; horário para começar e terminar. Ed. 58.
91. Discorde do chefe. Os melhores líderes gostam de funcionários que questionam e oferecem soluções. Ed. 24.
92. As cinco habilidades do líder global: vontade de aprender; capacidade de comunicação; paixão por diversidade; capacidade de adaptação; habilidade para engajar. Fonte: Global Mindset. Ed. 145.
93. O medo… pode arruinar sua carreira. Para controlar o sentimento, filtre o ambiente e descubra se seus fantasmas são reais. Ed. 9.
94. Empurrar uma tarefa com a barriga, de vez em quando, é normal. Todo mundo faz isso. O problema é quando isso vira um hábito. Aí, alguma coisa está errada. Ed. 68.
95. “A literatura fornece perfis convincentes de líderes com realismo. A ficção nos dá uma visão interior e nos faz ver líderes preocupados, hesitantes, envergonhados, reflexivos.” Joseph L. Badaracco Jr., da Harvard Business School. Ed. 97.
96. “Não somos responsáveis apenas pelo que fazemos, mas também pelo que deixamos de fazer.” Moliére, dramartugo francês (1922-1673). Ed. 18.
97. “Profissionais impulsionados pela paixão ganham algo mais importante do que dinheiro: o tio de satisfação de quem sabe qual é seu lugar no mundo”. P. O. Bronson, autor do livro O Que Devo Fazer da Minha Vida?. Ed. 62.
98. Ambição. Não é pecado. As empresas valorizam os ambiciosos porque eles conseguem ver o que os outros não enxergam. Mas não atropele os colegas. Ed. 23.
99. Para ser demitido, basta estar empregado. Mantenha sua rede de contatos ativa e faça seu trabalho aparecer. Ed. 40.
100. “As empresas mais lucrativas são as que utilizam o talento humano em vez de suprimi-lo com controles estúpidos”. Stephen Covey, autor de Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes. Ed. 49.
101. Você é um profissional ético se age de acordo com seus princípios, mesmo naqueles momentos mais críticos. Ed. 25.
102. Correr riscos. Faz parte dos negócios. Mas é preciso saber se vale ou não a pena enfrentá-los. Ed. 22.
103. Pense verde. Invista em novas soluções sustentáveis. Ed. 138.
104. Atitudes valorizadas no recrutamento: capacidade de liderança; pensamento estratégico; flexibilidade; gestão do tempo; criatividade e inovação; responsabilidade social.
105. Inovação. Fique atento aos detalhes: muitas oportunidades boas estão ao alcance dos olhos. Pense em como fazer mais rápido ou mais barato. Ed. 130.
106. “Pense que a entrevista é seu primeiro dia de trabalho. Sua atitude deve ser de quem está ali para discutir um projeto, e não a de quem está mendigando um trabalho”. Nick Concordilos, headhunter americano. Ed. 34.
107. O salário aumenta quando o profissional vai além das competências técnicas. Ter carisma, capacidade de liderança e criatividade ajuda a deixar a remuneração maior. Ed. 10.
108. Mantenha contato constante com sua rede de amigos e conhecidos. Assim você não fica constrangido em ligar quando estiver precisando. Ed. 87.
109. Voluntariado… é bom para a vida profissional. Quem pratica ação social encontra significado no que faz, conhece novas realidades e se sente mais motivado. Ed. 143.
110. “Qualquer comportamento que contenha um quê de exagero pode causar implicações no relacionamento de um profissional com seu grupo.” Karin Parodi, consultora. Ed. 150.
111. “A vida mais feliz é aquela que comporta o maior número de prazeres, alegrias e satisfações? Ou é a do homem mais justo, mais sábio e virtuoso?” André Comte-Sponville, filósofo francês, autor de A Mais Bela História de Felicidade. Ed. 147.
Emprego
112. O emprego novo é uma decepção? Segure a onda e mantenha-se nele até encontrar uma nova vaga. Ed. 11.
113. Para o currículo: não o mande para qualquer empresa; mencione apenas as últimas cinco empresas em que trabalhou; coloque cursos importantes e descarte os relâmpagos. Ed. 29.
114. Conflito de gerações. Se você é um chefe jovem, procure aprender com experiências dos mais velhos; se você tem um chefe jovem, evite resistir e procurar erros na atuação dele. Ed. 148.
115. “Quem é bem-humorado faz tudo de forma mais tranqüila e natural”. Cláudia Riecken, criadora do teste Quantum. Ed. 104.
116. Mentiras a evitar no currículo: dizer que tem domínio de um idioma; incluir falsos diplomas; dizer que permaneceu mais tempo do que o real em um emprego; suavizar o motivo da demissão; fornecer endereço falso. Ed. 146.
117. Assédio sexual, o que fazer: deixe claro que a relação é apenas profissional; escreva um e-mail dizendo que não quer nada, imprima e guarde; colha mais provas como e-mails, presentes, bilhetes, gravações de conversas; conte aos colegas o que ocorre para que possam testemunhar a seu favor; acione o RH e peça ajuda; se nada nem ninguém ajudar, procure outro emprego e um advogado. Ed. 107.
118. Pessoas x Resultados. Muitos executivos ainda se preocupam mais com os resultados. Sem equipe não se chega a lugar nenhum. Ed. 12.
119. “Quem continua aprendendo se mantém jovem”. Henry Ford (1863-1947), fundador da Ford. Ed. 137.
120. “O sucesso só terá sentido se estiver relacionado a algo que você deseja de verdade.” Alain de Botton, filósofo suíço, autor do livro Desejo de Status. Ed. 93.
121. Os talentos mais raros… que os presidentes procuram, mas não acham: 67% dizem que faltam profissionais que combinem excelência técnica e conhecimento do negócio; 65% afirmam que falta gente com experiência global; 63% têm dificuldade de achar gestores que liderem e desenvolvam pessoas. Fonte: PWC (2008). Ed. 120.
122. Festa da firma. Nada de exagero com bebidas – no máximo, um copo ou uma taça. Evite cenas desagradáveis de um porre. Ed. 136.
123. Gerenciar estresse. Longe do trabalho, esqueça o trabalho. “O segredo é saber o momento de liga e desligar a chave”, diz Raymundo Peixoto, diretor-geral da Dell no Brasil. Ed. 115.
124. Ninguém gosta de críticas, mas uma atitude defensiva em relação a elas não resolve. “é melhor um feedback negativo a uma demissão por incompetência”, diz Werner Kugelmeier, diretor da consultoria WK Prisma. Ed. 118.
125. “O futebol é muito competitivo. Você tem que ser muito persistente e muito resiliente. Essa experiência ajuda no trabalho executivo.” Gijs van Delft, diretor executivo da consultoria Page Personel e ex-meio-campista do clube PSV Eindhoven, da Holanda. Ed.139.
126. Enfrentar críticas sem se desmantelar é uma arte. Ouça firme o feedback negativo e avalie se a crítica faz sentido. Se fizer, mude sua atitude. Ed. 19.
127. Segundo a consultoria Tríade do Tempo, 80% dos profissionais tem receio de dizer “não” ao chefe e aos colegas. Aprenda a dizer “não”. Ou você vai ficar atolado de tarefas. Ed. 119.
128. Você quebra regras? Essa atitude é valorizada pelas empresas que querem funcionários que fogem dos padrões, inovam e criam. Ed. 20.
129. Exercício: divida uma folha em branco em duas partes; do lado esquerdo, coloque as razões para você trabalhar; no direito, as razões para não trabalhar. Acrescente em todos os itens de sua lista o termo “apesar de”; se a lista do lado esquerdo for maior, algo em sua carreira não vai bem. Ed. 74.
130. “Mais importante que ser feliz é ter uma vida interessante. Isto é, experimentar o que nós mesmos achamos curioso, atraente de contar.” Contardo Calligaris, psicanalista. Ed. 106.
131. Dos executivos brasileiros, 62% estão insatisfeitos com a quantidade de horas que dedicam ao trabalho. Fonte: Pesquisa Isma Brasil 2010. Ed. 142.
132. “Nunca trabalhe num lugar onde as pessoas raramente dão risadas”, diz Tom Peters, guru de gestão e autor do livro Reimaginei. Ed. 65.
133. “No mundo dos negócios, as outras pessoas o julgarão por suas atitudes”. Terry Nash, Ex-diretor-geral da The Chartered Institute of Marketing. Ed. 43.
Saúde
134. 7,5 anos é o aumento da expectativa de vida de quem tem attitude positive no trabalho. Fonte: Universidade Yale (EUA). Ed. 51.
135. Sessenta por cento dos homens gostariam de ter um botão para desligar o cérebro temporariamente e suspender todos os pensamentos. (Fonte: revista Men’s Health – 2004). Ed. 76.
136. Dor nas costas. Preste atenção em seu posicionamento na mesa do escritório. Adapte a cadeira para sua altura e cuide para que o monitor esteja na altura de seus olhos. Ed. 63.
137. Check-up anual. Aproveite o fim do ano para ir ao médico, cuidar de sua saúde e entrar no ano seguinte com tudo em cima. Ed. 55.
138. Durma bem. “O sonho faz com que o cérebro registre as atividades do dia e crie estratégias para resolver novos problemas”, diz a neurocientista Suzana Herculano-Houzel. Ed. 149.
139. “Um sucessor em potencial é contemplado pelo chefe com bons projetos, recebe feedback de desempenho acima da média e obtém mais recursos para seu trabalho.” Nathan Benett, da Univ. Gerorgia Tech (EUA). Ed. 125.
140. Vá além do que lhe foi pedido: deixe de lado as fofocas de corredor; antes de amar a empresa, ame sua profissão. Pedro Mandelli, consultor. Ed. 36.
141. Networking. “Trate sua rede de contatos com mais cuidado do que você teria com um conhecido e com menos intimidade que você teria com um amigo.” Célia Leão, consultora de etiqueta corporativa. Ed. 103.
142. “Quem é maleável vai mais longe. A melhor maneira de testar a própria melabilidade é fazer um eleogio a alguém que a gente não aprecia”. Max Gehringer, consultor e palestrante. Ed. 70.
143. Pesquisa da consultoria de seleção Robert Half, em 2010, mostra que 69% dos profissionais recebem contrapropostas dos chefes quando dizem que vão deixar o emprego. Ed. 140.
144. “Todos precisamos de um amigo que nos desafie. Aquela pessoa que, no auge de uma irritação invejosa sua, você chame de cê-dê-efe, mas que, no fundo, você admira. Eles são fontes de inspiração, eles nos tiram da zona de conforto.” Luiz Carlos Cabrera, professor da Eaesp-FGV. Ed. 95.
145. Academia na empresa. Use-a para cuidar de sua saúde, e não para reunião. Ed. 42.
146. Mancadas clássicas de candidatos: perder a linha de raciocínio contando “causos”; questionar detalhes pouco importantes na primeira entrevista; faltar ao encontro sem avisar com antecedência. Ed. 141.
147. Gerencie o tempo. Com 10 minutos de folga, você pode aproveitar para organizar a agenda, dar um rápido telefonema ou ler e responder e-mails. Ed. 112.
148. Mudanças. Podem ser estressantes, mas tem um lado bom: elas abrem grandes oportunidades de crescimento para o profissional. Ed. 14.
149. Avance na carreira: Faça mais. Vá além do que seu cargo pede; faça-se notar. Ofereça-se para ouvir, resolver problemas e ajudar. Domine finanças corporativas. As empresas querem pessoas que pensem nas perdas e ganhos. Pergunte. Não tenha medo de entender o básico; tenha um mentor. Ele servirá de referência externa para seu trabalho. Ed. 110.
150. Politicagem na firma. Fazer as articulações, negociar alianças e criar intrigas diminui sua produtividade, reduz sua capacidade criativa e gera estresse. Não se envolva nesse tipo de jogo. Ed. 32.
Retirado da Revista Você S/A, Edição 150, dezembro de 2010. Vários autores e colaboradores.
http://vocesa.abril.com.br/desenvolva-sua-carreira/materia/150-licoes-carreira-615498.shtml
http://vocesa.abril.com.br/desenvolva-sua-carreira/materia/150-licoes-carreira-615498.shtml