quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

O que é melhor para um primeiro estágio?

http://vocesa.abril.com.br/blog/estagiario-y/2010/07/22/o-que-e-melhor-para-um-primeiro-estagio/



Conversando com uma amiga, ontem, me surgiu uma grande dúvida. Ela, que está à procura de um estágio, dizia que não queria qualquer empresa, queria uma grande para que, no futuro, seu currículo contasse com um nome de peso. Eu não concordei, disse que, muito mais importante que o nome, era a função e as tarefas que faziam a diferença. Pois, raramente, em entrevistas de estágio, me perguntaram onde trabalhei, e sim o que já havia feito, que tarefas e projetos tinha realizado. Ela, então, disse que acreditava que, antes da entrevista, olhavam o currículo e nomes de peso impressionavam.
Quando digo que a função é mais relevante, recordo-me de algumas histórias de pessoas que estagiavam em grandes empresas mas que não faziam quase nada. Não por falta de vontade, por falta de comando ou por estruturas fechadas.
Enfim, agora tenho uma dúvida em minha cabeça: é mais importante o nome da empresa ou a função? Talvez meus colegas Marcelos saibam responder. O Cuellar, do blog Na Mira do Headhunter, e o Miranda, do CEOs do Futuro. E agora, quem poderá me ajudar?


20 Respostas para “ O que é melhor para um primeiro estágio? ”

    Joselita diz: Concordo com você, o importante para se consegui um estágio são as qualificações, alguns trabalhos realizados na faculdade ou curso técnico e até mesmo sua desenvoltura nas matérias para conseguir indicação dos professores.
    Sue Dombrowski diz: Hj dps de 7 anos na minha area sempre trabalhei em empresas pequenas que desenvolvia diversas atividades dentro desta area… Atualmente acredito que é super importante voce entrar como estagiario numa empresa menor para que voce veja aquilo como um todo entenda os processos no geral e invista no ingles desde o inicio. Mesmo dps de tanto tempo em uma função generalista eu tenho dificuldade para entrar numa multinacional pois eles exigem muito mais o ingles fluente do que experiencia… Percebo que por ter esta vivencia generalista, minhas chances de ser chamada para entrevista aumentam pois essa visão me ajudou a concorrer em diversas areas uma vez que a maioria das multinacionais trabalham com os sistemas bem divididos, mas a minha maior dificuldade esta na lingua estrangeira, por isso invista desde já !
    Tweets that mention O que é melhor para um primeiro estágio? « Estagiario Y -- Topsy.com diz: [...] This post was mentioned on Twitter by Revista Você S/A, Franklin Bezerra, Adriane Magalhães, Cristina Liborio, Mário Duarte Neto and others. Mário Duarte Neto said: RT @vocesa: O que é mais importante para um primeiro estágio? http://bit.ly/1Estagio [...]
    Felipe Vicentini diz: As duas coisas são essenciais. É importante ter experiência em empresas de grande porte e de renome pois são empresas que geralmente te dão mais liberdade e condições de realizar os seus projetos. Valorizam o estagiário explorando atitudes produtivas dele. Empresas pequenas muitas ezes contratam estagiários simplesmente para suprir uma necessidade ou outra não dando a devida atenção. Portanto, a experiência em empesas de peso pode colaborar para o desenvolvimento de projetos que chamem mais atenção num período posterior, na busca de um verdadeiro emprego. Essa é a minha opinião. Abraço.
    Lucas Rodrigues diz: Lucas, concordo contigo e também acho que as funções e as tarefas são muito mais importantes na hora de escolher um estágio. Prefiro chegar em uma grande empresa para um bom cargo com uma bagagem excelente, ao invés de chegar a um cargo bom cometendo erros primários. Abraços
    Guilherme Lopes diz: Lucas, que post bacana! Acredito que é uma daquelas discussões que não termina com um vencedor. Essa dicotomia é similar à ser funcionário ou ser dono do próprio negócios. Além do que, existem empresas e empresas, sejam elas grandes ou pequenas. Mas o que tenho reparado é que até para estagiar, as organizações estão exigindo experiência.
    Karina diz: Eu acredito que o mais importante em um estágio são as atividades que o estagiário irá desenvolver, pois conta mais o que ele sabe, do que o nome da empresa. Queria pedir a ajuda de vocês em uma situação: estou no 1º ano de faculdade, e nos estágios que procuro não consigo por falta de experiência… tem lógica isso?? se é estágio, primeiro emprego como posso ter experiência?? o que devo fazer? se vocês puderem me ajudar com alguma solução… obrigada!
    Monica Fuchshuber diz: Se um estagiário deseja fazer carreira em grandes empresas, ter uma dessas no curriculum pode encurtar caminhos. Porém eu penso que, o mais importante para qualquer tipo de contratante, são as funções e as habilidades do profissional e, principalmente, os RESULTADOS conquistados. Abraços, Mônica
    Fabrício Franco diz: O fato de estagiar em uma empresa com nome de peso é um fator importante devido a profundidade dos projetos desenvolvidos por elas. A maioria das vezes, estágios em empresas de grande porte exigem do estagiário muito mais do que ele aprende em sala de aula. A formulação de um plano de atividades para o estagiário, fazendo-o passar por diversas áreas da empresa reforçam a tese de que o desenvolvimento de habilidades e experiências em organizações com nome de peso é maior do que em pequenas empresas.
    Tomás diz: Acho que depende de onde vc quer trabalhar. No processo das grandes empresas, a 1a fase é a análise do CV. Então, o nome das empresas onde você trabalhou pode te ajudar nessa etapa. O que você fazia, pode te ajudar em uma entrevista ou dinâmica. E com certeza, vai te ajudar muito no seu desenvolvimento como profissional.
    Amanda diz: Eu acho que as tarefas. Pq é isso que vai te trazer conhecimento no seu emprego. O nome da empresa, faz diferença sim, mas nem sempre ela deixa na mão do estagiario as decisoes importantes que vc poderia palpitar numa empresa x.
    Guilherme diz: Realmente é uma discussão sem fim. Acho que um nome de peso pode até chamar atenção do recrutador na triagem de currículos, mas se o candidato não tiver feito algo de bom nessa grande empresa, ou mesmo em uma empresa desconhecida, ele não conseguirá passar pela entrevista. Um projeto novo desenvolvido em uma empresa ou um projeto de pesquisa e desenvolvimento na faculdade chama muito mais a atenção do recrutador do que qualquer empresa reconhecida.
    Alessandra diz: Acredito que o estágio é um período de puro aprendizado, por isso o que será cobrado após esse período é o que você aprendeu e desenvolveu nessa experiência e não onde ela ocorreu. Muitas vezes em empresas menores que estejam se expandido seja um excelente momento para ver como tudo acontece de fato.
    Renata Costa (guegs) diz: Eu também tenho muito essa dúvida. Acredito que trabalhar em uma grande empresa é sim importante para um CV, tem um peso maior na hora da escolha de dois estagiários e, além disso, traz bem mais orgulho para nós e para nossos pais na hora contar aos outros que trabalhamos em um lugar conhecido. No entanto, acho que não devemos ser tão rígidos no momento da escolha de nossos estágios. Devemos escolher a função que tem mais a ver com que gostamos do que o tamanho da empresa. Há empresas menores que são muito bem estruturadas e acredito que nessas você consegue aprender muito mais, ter mais responsabilidades e aprender o negócio como um todo. Acredito que seja mais dinâmico e o desenvolvimento profissional seja bem maior sendo um estagiário, mesmo que no final do mês os benefícios sejam menores.
    marcelocuellar diz: É uma excelente discussão não só para estágio como para carreira! O Quanto o nome da empresa vale no currículo? Já tô preparando o novo post! Valeu Lucas!
    Tatiana diz: Olá Lucas, Concordo com esta afirmação que as atividades e experiências são mais importantes num primeiro momento para adquirir conhecimento sobre a carreira e quais as atividades que tem mais afinidade. Agora, pergunto: O que se deve fazer para ingressar na área de Publicidade e Marketing para aqueles sem experiência?? Minha questão é que tenho experiências em outras atividades mas ainda sim, não consegui entrar nesse mercado tão competitivo, e vejo muitos profissionais sem formação atuando na área. Bom vai dica para mais um tema do blog Até + Tatiana
    Allana Dyhalla diz: POis bem Lucas, Onde a noite estava conversando com aquela amiga q tinha comentado em outro texto pra ti,estamso falando de varias coisa, e chegamos ao assunto de seu blog,principalmente sobre esse texto. Fui contar-la todo o meu processo de entrevista,redação,planilha em excel,enfim, tudo q eles fizeram comigo antes de me contratar para esse estagio q faço parte.E descobrimos que o meu supervisos nao curte trabalhar com homens,mas na fase de eliminação ele escolheu so um pra disfarçar,e q em meio ao final de 4 candidatos,um homem e tres mulheres,ele escolheu a mim.Acreditamos que foi simplesmente pela minha beleza,nao sou convecida,nao pense assim, mas as outras duas meninas tinha um curriculo de peso,ja tinham estagiado em empresa de nome,pulbica e privada e na area financeira tb.O meu caso nao,nunca tinha feito nada parecido,estava com cadeiras perdidas na faculdade,nao era um exemplo de curriculo.Mas ele me supreendeu e me escolheu,ontem a noite conconrdamos q foi por isso.Graças a Deus fizemos uma amizade boas mas que tem seus transtornos como tod chefe e funcionaria,Ah claro que tb nao existiu nenhum tipo de acédio por parte de ninguem.Qunado entrei pra essa empresa,depois de um tempo perguntei a ele pq tinha me escolhido,ele disse que foi pq faço faculdade federal e as outras fazem particular,mas todos os estagiarios que ja passaram por aqui sao de faculdade particulares.Enfim,ate hj tenho minha duvidas,mas estou convecida que tenha sido pela beleza mesmo.Em outros casos diferentes do meu,vejo que primeiro impressiona o peso do nome que tem uma empresa no seu curriculo,depois ele vai lhe entrevistar e ai sim perguntar quais seriam suas habilidades.é isso. Xeraooooooo sempreeee
    Imagem não é (quase) nada. « SINDHOSBA diz: [...] Imagem não é (quase) nada. No blog Estagiário Y da Você S/A, o Lucas Rossi convida todos a uma reflexão interessante sobre a escolha da empresa para fazer estágio. (leia aqui) [...]
    Saulo diz: Isso é a mesma coisa dizer, que depois de tirar a habilitação, a pessoa vai dirigir melhor..cheira a falácia das brabas..A experiência, de longe é o que conta mais, no entanto é um conceito muito relativo, por exemplo, uma pessoa pode ficar 1 ano em uma empresa, sem fazer nada, que tbm contará como experiência. O que vale mesmo, ao meu ver, são os seus resultados, o que conseguiu produzir nesse tempo na empresa que passou(Independente de ser pequena ou grande) e com certeza pesam muito mais, do que qqer coisa. Quando isso não funcionar, usemos o bom senso e feeling, e uma boa prova de avaliação de conhecimento ! \o/ Abrações
    Imagem não é (quase) nada. « Na mira do headhunter diz: [...] Rossi convida todos a uma reflexão interessante sobre a escolha da empresa para fazer estágio. (leia aqui) Esta dúvida da correta escolha da empresa não habita somente a mente dos estagiários, mas [...]