sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

O que um aperto de mão pode dizer sobre você?

http://blog.grupofoco.com.br/focotalentos/index.php/2010/01/22/o-que-um-aperto-de-mao-pode-dizer-sobre-voce/

No local de trabalho, um aperto de mão deve ser um rápido gesto que diz “Olá, estou aqui, sou motivado, assertivo e profissional”. Sim, esses poucos segundos enquanto você aperta a mão de outra pessoa e a move verticalmente deve transmitir algo sobre você como pessoa. Ridículo? Talvez, mas as pessoas percebem isso, o que significa que está sendo julgado, querendo ou não.
Um aperto de mão é algo simples, mas qualquer um que já tenha recebido um desajeitado e fraco, entende como isso faz diferença. Bem, se é bom você não vai prestar muita atenção. No entanto, se é ruim, você provavelmente percebe.
Um professor da Universidade de Iowa conduziu um estudo em que estudantes eram enviados para entrevistas de emprego. Nas entrevistas, encontravam avaliadores de apertos de mão (o que não foi revelado a eles) e gerentes de contratação. Depois da entrevista, os avaliadores pontuaram os estudantes. Separadamente, os gerentes de contratação avaliaram o desempenho dos alunos na entrevista. Os estudantes que tinham os melhores apertos de mão foram também os melhores avaliados pelos gerentes. Porém, não foi apenas coincidência. Na visão do professor, candidatos a emprego são sempre avisados sobre como se vestir ou responder perguntas. O momento do aperto de mão é um dos poucos em que a personalidade de fato se revela.
Um bom aperto de mão deve consistir de uma mão firme e um pequeno balanço. Mantenha o contato de olhos com a pessoa. Lembre-se, tudo sempre com moderação. Não esprema a mão do outro ou puxe seu braço para fora, enquanto você olha fixamente em seus olhos como um hipnotizador. Um aperto de mão normal e controlado é percebido como traço de uma pessoa extrovertida e apresentável, que não são más qualidades para mostrar no negócio.
O que você não deseja transmitir com seu aperto de mão? Aqui está um rápido guia para que possa guardar e ler antes de se dirigir a uma entrevista ou reunião.
1. Querer mostrar que é mais forte do que o outro.
Sua mão não está tentando tirar todo o suco do limão, então, por favor, não queira quebrar nenhum osso das mãos da outra pessoa – isso só faz parecer que você está tentando se auto-afirmar.
2. Susto!
Um aperto muito violento pode pegar o outro de surpresa. È constrangedor e dolorido para a pessoa que tem os dedos quebrados.
3. Você deve mostrar que se importa em encontrar o outro
Algumas pessoas gostam de dar apertos de mão como um peixe morto. É mole, apático e muito desagradável para a outra pessoa. Não dê a impressão de que está desinteressado, isso não é uma boa maneira de dar uma saudação.
4. Ficar grudado por toda a eternidade
Um aperto de mão eterno geralmente vem de pessoas que estão um pouco feliz demais em cumprimentá-lo ou que são extremamente nervosas e não se esquecem de soltar. Até que você se pergunta se está em alguma cerimônia de casamento.
5. Faça como o outro
Apesar de não sugerirmos que mude seus hábitos por determinadas situações, a maioria das pessoas dá apertos de mão com a direita, se oferecer a esquerda você provavelmente causará um encontro desajeitado e desastrado. Neste contexto, siga o que os outros fazem.
Você quer que as pessoas se lembrem de você e não do seu aperto de mão. Raramente lembramos de um bom aperto, apenas dos ruins. Sabemos que isso não é a coisa mais importante da vida, mas no atual mercado competitivo, ninguém quer perder pontos por algo tão simples. Então, faça da forma certa!
Texto baseado no seguinte artigo: http://www.theworkbuzz.com/interviews/good-handshake/