sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Engenharia é a carreira mais valorizada

http://estagio.ig.com.br/engenharia+e+a+carreira+mais+valorizada/n1237875363590.html

Estudantes e profissionais da área são os mais solicitados pelos programas e os que recebem as melhores propostas de salário
Arthur Lopez | 19/12/2010

Compartilhar:
Os estudantes e recém formados de engenharia vivem um momento favorável para entrar no mercado de trabalho. Há vagas e os salários estão em alta. Levantamentos de associações de classe e estudos acadêmicos mostram que o Brasil forma poucos engenheiros, principalmente agora com o mercado de imóveis aquecido, mais obras de infraestrutura e a perspectiva de exploração do petróleo nas reservas de pré-sal. Sem contar os investimentos no país para sediar a Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas em 2016. Para dar conta disso, especialistas dizem que o Brasil deveria formar o dobro desses profissionais em relação aos que chegam a se graduar a cada ano.


Foto: AE
Descoberta do pré-sal já aumenta a demanda por engenheiros na indústria petrolífera
Esse quadro favorável já pode ser notado entre os mais de 500 programas cadastrados no portal iG Estágio e Trainee. Engenharia é a carreira mais solicitada (veja o gráfico) pelas empresas para estágio. Entre todas as citações de carreiras, 26,9% são de alguma especialidade de engenheiro. Administração aparece em 13,2% das citações. Nos programas de trainee a concentração é ainda maior: 42,7% das citações são para engenheiros, seguidas por administradores de empresas, com 10,2%.
Os engenheiros são os mais presentes também como requisito dos programas que pagam mais. Os estágios onde a bolsa-auxílio é mais de 1,5 mil reais citam engenharia como requisito em 23,8% das ofertas, seguida por estudantes de direito em 11,9%. Já nos programas de trainee que pagam mais de 4,5 mil reais, engenharia é solicitada em 36,4% desses casos, seguida por administração com 27,3%.
Veja o que dizem os especialistas sobre a falta desses profissionais no mercado e as alternativas para incentivar o aumento de formandos a  cada ano. Conheça ainda uma iniciativa de uma construtora para complementar a formação de seus profissionais, inclusive estagiários da área.