domingo, 20 de fevereiro de 2011

Comunicação Intra e Interpessoal

http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/comunicacao-intra-e-interpessoal/23148/

A comunicação humana pode ocorrer de várias formas. Estas possuem características especificas, no entanto se integram para possibilitar uma sincronia entre idéias, contexto e relação pessoal.

Para tornar o entendimento mais claro abrangendo os aspectos da interação humana, podemos inferir que a comunicação pode ser intrapessoal e interpessoal.

COMUNICAÇÃO INTRAPESSOAL

A comunicação intrapessoal é a linguagem para um só, onde a fala torna-se pensamento. Está intimamente relacionada às idéias, os sentimentos e os desejos.

É o que muitos falam para os amigos no momento em que está passando por algum momento decisivo em sua vida: “Escute a sua voz interior”. É exatamente esta voz interior, este diálogo que realizamos consigo mesmo que denominamos de intra (dentro) pessoal (pessoa).

A comunicação intrapessoal é aquela mensagem que circula no nosso interior, na nossa mente, sendo assim, os pensamentos. Estes pensamentos e a forma como iremos exprimir uma mensagem antecede a ação de falar, e, a maneira como processamos mentalmente uma informação influenciará a nossa interação com o outro.

A maneira como percebemos e recebemos mentalmente uma informação influencia na nossa interação com o outro nas diferentes situações do cotidiano precedendo a comunicação interpessoal e as nossas expressões.

COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL

A comunicação interpessoal realiza a transmissão de informação, idéias, sentimentos, desejos ao outro. Torna ação o pensamento ao indivíduo mais próximo, não podendo ser restringida a duas pessoas, a três ou até pequenos grupos.

É importante sabermos que a comunicação realizada entre duas pessoas difere daquela realizada para pequenos grupos, grandes grupos e em massa.

Na comunicação entre duas pessoas há uma interação com ausência de pressão de terceiros para defender ou apoiar uma idéia, de um dos dois elementos envolvidos na interação. Através dos argumentos, cada pessoa se posiciona para defender seu enunciado.

Entretanto, uma comunicação em pequenos grupos, com o realizado entre amigos em um bar, na faculdade ou no trabalho, por exemplo, existirão mais pessoas para defender, apoiar ou reprovar uma idéia de um membro.

Desta forma, as comunicações neste contexto situacional sofrem interferências conscientes ou inconscientemente, uma vez que membros de um grupo se arriscam para defender uma posição, por saber que existe apoio, o que não aconteceria se a comunicação se estabelecesse por uma díade, na qual os interlocutores encontram-se sozinhos.

Por fim, a comunicação realizada, estabelecida em um grupo é significativamente afetada pelo tipo de pessoa que exerce autoridade sobre ela.

Diante de uma comunicação pública, constituída em grandes grupos, haverá uma desigualdade na quantidade de fala, pois o retorno verbal é limitado, uma vez que não são todas as pessoas que irão se pronunciar.

Geralmente as pessoas que proferem para grandes públicos possuem mais oportunidade de planejar e estruturar os seus comentários perante uma palestra, o que não ocorre com assiduidade numa díade ou pequeno grupo.

No que se refere à comunicação em massa, não existe contato pessoal entre receptor e emissor, por ser veiculada através da mídia eletrônica ou mídia impressa, sendo influenciada por editores ou produtores, situação que não ocorre nos outros tipos de comunicação.
Enfim, a comunicação intra e interpessoal constituem-se funções básicas da linguagem: elevar os atos da realidade à abstração e ao pensamento.