segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Chemtech Carreiras | Engenharia Química



Dando continuidade à série especial sobre as diversas carreiras que o profissional de engenharia pode trilhar na Chemtech, esta matéria adentra o universo da engenharia química. Aqui, você confere nossas atuações na área, além de verificar as oportunidades para fazer parte desta equipe inovadora em soluções tecnológicas.
Engenharia Química
Segurança de processos é um dos diversos campos de trabalho
Do meio ambiente à indústria. Este é o vasto campo de trabalho de um engenheiro químico. Especializado no desenvolvimento de processos que empregam transformações físico-químicas, este profissional pode ser acolhido em diversos setores do mercado de trabalho que exige o conhecimento de aplicação de novas tecnologias, desenvolvimento sustentável, extração de matérias primas, produção de equipamentos e materiais, entre outros.
Na Chemtech, cujo nome vem dos prefixos de chemistry + technology, o engenheiro químico pode trabalhar nas disciplinas de processo, segurança de processos, instrumentação e análise de riscos. Essas quatro equipes empregam profissionais da engenharia química que têm a oportunidade de trabalhar em projetos de grandes empreendimentos do país e do mundo, na área de óleo e gás. As atividades variam conforme o escopo desses projetos, que vão desde o levantamento de campo, passando pela análise de documentos de referência, à elaboração de documentos de engenharia. Estudos de eficiência energética complementam essa lista de soluções realizadas pela empresa.
Hoje, mais de 30% do corpo de funcionários da Chemtech é formado por engenheiros químicos. Grande parte pertence à equipe de processos, coordenada pela gerente sênior Karla Basile. Ela explica que o foco da disciplina também permite a contratação de graduados em engenharia do petróleo. “Por ser uma área mais específica, que lida diretamente com a extração e produção do combustível fóssil, muitas vezes precisamos contratar engenheiros de petróleo, já que esta especialidade não é um foco da formação em engenharia química”, ressalta Karla Basile, que hoje segue a carreira gerencial.
Outra área a que o engenheiro químico pode se dedicar é a de segurança de processos. “É uma especialidade que tem uma grande demanda atualmente”, lembra a gerente. Nossos colaboradores desenvolvem soluções customizadas para cada cliente, visando à gestão de riscos na área de segurança de processos, com foco tanto na segurança e proteção dos colaboradores e da unidade de processos quanto na minimização de perdas patrimoniais e de impactos ambientais. Desse modo, até os custos dos recursos empregados são reduzidos. “Cada vez mais, as indústrias precisam focar na segurança de processos, pois é uma necessidade que vem para garantir a segurança de pessoas envolvidas e, em menor ou maior intensidade, a segurança do meio ambiente”, completa.

Oportunidades
Com a entrada de novos projetos na empresa, nossas equipes estão aumentando. Se você quer fazer parte deste time, cadastre seu currículo na seção Trabalhe Conosco do nosso site para se candidatar. E para ficar por dentro das novidades em recrutamento, acompanhe a Chemtech no Twitter e no Facebook.