terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Como conseguir estágio na área de T.I

http://www.administradores.com.br/informe-se/informativo/como-conseguir-estagio-na-area-de-t-i/19939/
 
É engraçado como a nossa visão muda em relação à área em que desejamos atuar quando nos encontramos na faculdade. Muitas pessoas pensam que “sobram” vagas no mercado de Tecnologia da Informação, mas depois descobrem que, como qualquer outro ramo, esse segmento é competitivo e exige alta qualificação para que o profissional se destaque.

Uma área específica como essa exige investimentos na carreira para que os candidatos encontrem uma boa oportunidade de emprego ou estágio. Cursos extra-curriculares para especialização e conhecimento da língua inglesa já são grandes diferenciais e colocam o candidato um passo à frente de seus concorrentes que não estão no mesmo patamar e que correm o risco de ficar fora do mercado por conta disso.
Uma pesquisa realizada este ano por uma consultoria de Recursos Humanos revelou que o país é o maior investidor em estágio da América Latina, porém, os brasileiros são os menos qualificados no mercado internacional devido a falta de conhecimento. É notável que aqueles que não investem em si mesmos encontram uma grande dificuldade de se colocar no mercado de trabalho e, dessa maneira, adquirem pouca experiência para atuar na área, possuindo os menores salários.

O estágio tem papel fundamental durante os anos da formação acadêmica e na carreira de um profissional porque coloca o universitário em contato direto com os desafios da profissão e esse é o melhor momento de aprendizagem para o jovem. E para os que almejam vagas em TI, sugiro algumas formas para chegar lá:

• Especialize-se – No mercado de trabalho não há espaço para “genéricos“. Já decidiu em que área irá atuar dentro da profissão que escolheu? Se sim, não cruze os braços e vá em frente. Procure cursos que possam aprimorar seus conhecimentos e trazer novidades que serão importantes para sua carreira. Se ainda não sabe exatamente o que vai fazer, não perca tempo! Vá atrás de profissionais experientes e professores para solucionar suas dúvidas e dar uma melhor direção ao seu caminho;

• Dinheiro não é problema – É verdade que alguns cursos são pagos, e alguns até bem caros, mas não é a falta de renda que irá pará-lo. Existem cursos de especialização oferecidos pelo Governo ou então por empresas que dão descontos e que podem ajudá-los nessa empreitada. Aproveite também as palestras ministradas na própria faculdade, elas são importantes para o seu know-how. Além disso, vale lembrar que vivemos nos tempos da informação. Utilize-se de ferramentas de busca e aprendizado on-line para ganhar tempo e conseguir diferenciar-se de seus concorrentes; e

• Estude, não pare de aprender – O curso de graduação é um ótimo caminho para aprender na teoria e na prática o que realmente acontece mercado afora. Porém, o profissional diferenciado é aquele que vai além do que lhe é entregue nas mãos; ele vai atrás de mais informações e dá passos adiante e independentes. Procure fazer isso, estude e adquira o máximo de conhecimento necessário, isso faz muita diferença em uma entrevista de estágio e, com certeza, chamará atenção do seu recrutador!

Giuliano Bortoluci é Diretor de Comunicação do Site Estagiários.com.