sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

A importância da sustentabilidade na carreira

http://blog.grupofoco.com.br/focotalentos/index.php/2010/01/21/a-importancia-da-sustentabilidade-na-carreira/

Por Manuela Mesquita

Falar em sustentabilidade pode até ser fácil, difícil é incorporar isso como cultura, como educação e preocupação diária.
A cada dia o assunto se propaga na mídia e sociedade em geral, e percebemos que a geração que está entrando no mercado de trabalho já tem esses valores mais incorporados, por conviverem com a questão desde pequenos. No entanto, ainda estamos muito aquém do ideal.
Recebemos muitas vezes perguntas sobre a importância de falar sobre sustentabilidade nas entrevistas, como as consultoras avaliam a atitude e se isso é de fato importante para a empresa.
Já respondemos aqui no blog algumas questões desse tipo, mas hoje voltamos a falar sobre o assunto, pois realmente o consideramos essencial. E se engana quem pensa que isso é uma dica para entrevistas ou para se sair bem frente a um consultor.
Mas é sim uma questão importante sobre seus valores, sobre o quanto pensa na comunidade e mais ainda, na sustentabilidade do negócio em que irá trabalhar.
Isso porque não se trata apenas de defesa ambiental ou ação social. A sustentabilidade de uma empresa, além de desempenho econômico, inclui o fato de ser culturalmente aceita e respeitada pela sociedade.
Em bom português, é fundamental que a empresa tenha uma garantia de continuidade, fator que vai além de seu crescimento percentual.
Pensando nisso, crescer de forma concreta e duradoura inclui pensar na sociedade, no meio em que vive e nas pessoas com as quais trabalha. Só assim é possível construir uma imagem de valor no mercado.
Isso é sustentabilidade, e é claro, isso inclui o respeito ao nosso meio ambiente e também a reflexão sobre cada uma de nossas ações e de como elas interferem na vida dos outros.
No período da crise do ano passado, ficou claro que as empresas que tinham sua imagem consolidada, apesar de perderem em números, passaram longe da hipótese de falir. E esta é a tendência.
Considerando que para crescermos e termos paixão pela nossa carreira devemos estar alinhados aos valores do negócio, ainda resta alguma dúvida da importância de termos e aplicarmos o que entendemos por sustentabilidade?
Pense nisso e veja qual tem sido seu papel para contribuir para um mundo melhor.