segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Dicas de Como Conseguir um Estágio – A Importância do Estágio

http://www.mundodastribos.com/dicas-de-como-conseguir-um-estagio-a-importancia-do-estagio.html

Publicado por Denise Lima, Categoria Genérico.

importanciaestagio dicas Dicas de Como Conseguir um Estágio   A Importância do Estágio
Para quem está fazendo cursos e faculdade o estágio pode ser uma boa oportunidade para o mercado de trabalho.
Fazer estágio é muito importante, pois dá experiência prática ao estudante, além de deixá-lo mais atualizado em relação ao mercado de trabalho.
O consultor de empresas Max Gehringer dá dicas para aqueles que estão interessados em estagiar e diz ainda o que é preciso fazer para manter o emprego depois.
Conforme Gehringer, muitos optam por apenas estudar até os 25 anos de idade, ou mais, achando que acumular diplomas será um diferencial no momento de conseguir um emprego. Só que as empresas não pensam dessa maneira. No momento de contratação, as empresas dão preferência à combinação de escolaridade e experiência prática.
Alguns cursos como engenharia, administração e informática têm maiores oportunidades de estágios.
É importante saber que estágio não é emprego, por isso, ao contrário dos trabalhadores regidos pela CLT, o estagiário não tem direito a aviso prévio, férias, décimo terceiro, fundo de garantia, vale transporte e vale refeição.
Outro ponto também que é importante destacar é que um estagiário custa menos da metade do valor gasto com um empregado formal. Devido a isso, algumas empresas usam o estágio como uma forma disfarçada de emprego, não com objetivo de transmitir o conhecimento, que é o básico do estágio. Nessas empresas, um estagiário nunca vai ser efetivado. Ele vai ser sempre substituído por outro estagiário. Por isso o estagiário deve ficar atento.
O estagiário deve está ciente também que no início do estágio, as tarefas que recebe quase nunca estão à altura do seu conhecimento ou da sua ambição. Mesmo que isso aconteça, a reclamação não é a melhor solução.
Segundo a supervisora de recursos humanos Daniela Nishimoto o estagiário tem que ter um bom relacionamento e interagir com as pessoas. Visto que ele está entrando em uma equipe que já está funcionando, que já tem um ritmo próprio, é fundamental que ele entre nesse ritmo.
Segundo Gehringer, o que pode prejudicar o estagiário é o fato de ele saber que é bom. Ele quer aproveitar o período de estágio para propor uma mudança estratégica na empresa. O que pode levar o estagiário a se desgastar com pessoas.
No período em que estiver estagiando é fundamental conseguir conquistar a confiança dos superiores. Essa relação de confiança se inicia no momento em que a pessoa diz para o chefe: estou aqui para aprender. As pessoas precisam gostar de você, explica Gehringer.
Segundo Gehringer os efetivados não precisam ser necessariamente os alunos mais brilhantes, mas, serão aqueles que conseguirem se adaptar melhor na cultura da empresa.