quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

O DESAFIO DA UNIVERSIDADE

Paul Arden

UNIVERSIDADE?
Ir para a universidade geralmente significa: “Não sei o que fazer na vida, por isso vou parar a universidade” Um ano de parada nos estudos – “gap year” – confirma isso. São táticas de retardamento. Algumas pessoas têm sorte suficiente para saber o que querem cedo na vida. A maioria tem grande dificuldade em investir seus recursos num objetivo útil. Tenho pena dessas pessoas. Não é fácil para elas. Mas ir para a universidade não vai resolver os problemas delas. Enquanto ir para o trabalho vai.

VÁ PARA O TRABALHO
Se você começa a trabalhar aos dezoito anos, está cinco anos à frente de alguém que começa aos vinte e três. Aos vinte e três, apesar de toda a sua educação, você ainda será um funcionário do escritório. Se você erra nas suas decisões profissionais quando jovem, pode mudar de rumo, mas aos vinte e oito anos é um pouco tarde para descobrir que está no emprego errado. Por isso, não entre para a universidade a não ser que seu objetivo de estudo esteja em seu coração. Vá trabalhar e aprenda na escola da vida.

COMENTÁRIO: Não se esqueça que o Diploma Universitário fará falta depois.
MELHOR OPÇÃO: Faça as duas concomitantemente. Não tem como errar.

RUBEM ALVES em um trecho do seu livro “A alegria de ensinar” escreve
“ .... Acho que  a tirinha do Charlie Brown me comoveu pela coincidência com este sofrimento imenso que se chama exames vestibulares. Fico pensando no enorme desperdício de tempo, energias e vida. Como disse Charlie Brown, os que tirarem boas notas entrarão na universidade. Nada mais. Dentro de pouco tempo quase tudo aquilo que lhes foi aparentemente ensinado terá sido esquecido. Não por burrice. Mas por inteligência. O corpo não suporta carregar o peso de um conhecimento morto que ele não consegue integrar à vida”.