segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Geração Y - Quem são? Quem somos?

http://www.vagasparaestagios.com.br/noticias-de-estagios/gerac-o-y-quem-s-o-quem-somos


Em o “Diabo veste Prada” quem não lembra o sorriso prazeroso de Andrea Sachs, personagem de Anne Hathaway demitindo-se e libertando-se de Miranda Priestly, vivido por Meryl Streep para seguir com seus sonhos: namorado, carreira de jornalista, liberdade de escolhas e não simplesmente ser um clone de um chefe que se alimenta do poder, maltrata sua equipe e como a “Rainha Vermelha” de “Alice no País das Maravilhas” de Tim Burton prefere ser temida por medo de não ser amada?


Que geração é essa que não precisou lutar de arma na mão, não queimou sutiãs em praças públicas e que não lembra a propaganda “o primeiro sutiã a gente nunca esquece”? Que geração é essa que não luta com um discurso recheado de palavras duras voltadas contra o inimigo, expressando raiva, dor, indignação, e forçando mudanças no sistema.

Porém essa geração é a que está antenadíssima nas questões de sustentabilidade do planeta. É uma geração que tem seu ritmo próprio, ou sua “trilha sonora” dentro de um celular caríssimo e que é multifuncional.

Mas o que esses jovens de hoje buscam realmente são pais ou chefes que sejam modelos a serem seguidos. Não precisam ser perfeitos, mas basta serem humanos e de preferência pessoas comuns que realizam sonhos possíveis, pessoas simples (e ser simples e descomplicar a vida não é nada fácil).

Desejam profecias auto-realizáveis e positivas. São capazes de libertarem-se de cargos, carreiras, profissões e recomeçar sempre, pois prazer e ambiente de trabalho com “gestão de bem-estar” fazem parte do pacote.

Buscam trabalho que façam sentido ou “reason why” (porque faço o que faço) e querem ser respeitados como indivíduos.

Sendo assim, a próxima pergunta é: quem não quer?

E a boa noticia aos inconformados por menos do que isso (como eu), é que ser jovem é ter consciência de que não se sabe o bastante, que é possível mudar constantemente e assim manter a chama acesa de uma ansiedade crônica por dias melhores!

Glaucia Megna é formada em Turismo, com especialização em Comércio Internacional e MBA em Gestão Empresarial, ambos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), tendo larga experiência em Gestão Estratégica de RH, em autodesenvolvimento de executivos e análise de poder e de cultura das organizações. Consultora em Desenvolvimento Organizacional, Planejamento, Orientação de Carreira e Counselling para altos executivos.