sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Estagiário não é pra tirar cópia


http://vocesa.abril.com.br/blog/marcelo/2010/04/16/estagiario-nao-e-pra-tirar-copia/

Muitas vezes lá na frente em nossas carreiras olhamos pra trás e reconhecemos fatores que foram importantes para sedimentar conhecimentos e habilidades.
Para mim, estágios bem feitos no início da carreira podem salvar ou acelerar bons anos no desenvolvimento e crescimento profissional. Mesmo os estágios acontecendo numa fase de nossas vidas em o que mais queremos é somente aproveitar a vida, (e realmente temos de aproveitar ao máximo esta fase!), um pouco de foco e planejamento pode fazer a diferença. Na minha experiência pessoal, estudei Engenharia Civil (veja link para reportagem sobre início de carreira de 2004 ) e sempre quis trabalhar com finanças e gestão, e meus estágios na fase inicial de minha carreira foram fundamentais para guiar meu desenvolvimento. Um dos fatores importantes foi ter escolhido fazer estágio em uma empresa que me permitiu conhecer todos seus departamentos. Como já sabia o que queria para o prosseguimento da minha carreira, após esta experiência generalista procurei na própria empresa me guiar para a área que tinha mais interesse para aprofundamento e realmente para testar se era o que eu queria e esperava. Aí entra o famoso acordar mais cedo e dormir mais tarde. Vale a pena a dedicação incondicional nos estágios. Quanto mais a gente se dedicar no início, mas cedo dominaremos um assunto. Nada de preguiça. Lembram da teoria das 10.000 mil horas de Malcolm Gladwell no livro Outliers? Vejam em link para texto do colega Rodolfo Araújo.
Fator fundamental foi também ter no começo como chefes diretos pessoas que me desafiaram, que me tiraram da zona de conforto, que se preocuparam com meu desenvolvimento. Se o seu líder imediato não tem esse perfil, procure um mentor, alguém pra te guiar, e sempre faça mais do que esperam de você, surpreenda, puxe a fila.
Se você está no início de sua carreira, não se deixe levar pelo tempo em um estágio ou emprego que não acrescenta em seu desenvolvimento. Saia da inércia. Procure algum estágio que realmente te desafie, motive e te desenvolva. Alguns meses nessa fase podem significar anos mais pra frente!