sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Ansiedade e Perfeccionismo


Por Fabiana Sanches
Ansiedade e Perfeccionismo são dois jargões da Seleção que me permito não aceitar ouvir dos candidatos, ou seja, solicito outras características além dessas.
Quando conduzo processos de seleção e pergunto ao candidato por que ele deveria ser contratado, espero ouvir mais de dez qualidades de pronto e já peço antes, excetuando ansiedade e perfeccionismo, o que poderia ser melhorado ou trabalhado no candidato.
Sempre defendo e incentivo que o candidato deve buscar ser mais criativo e autêntico na busca do emprego, principalmente, durante os processos seletivos. Infelizmente, mesmo eu pedindo que não citem Ansiedade e Perfeccionismo, ouço sempre a mesma frase: "É tão difícil falar da gente mesmo". Aí fico frustrada, pois constato que a maioria dos candidatos não faz auto-análise diária, tão fundamental e recomendada a fim de se conhecer melhor e poder fazer a tratativa do que deve ser desenvolvido.
Ansiedade é inerente ao ser humano, o que difere é que ela se manifesta em maior ou menor intensidade nos indivíduos. E Perfeccionismo não é negativo, ao contrário, sugere que o profissional pode ser observador, organizado e preocupado com a qualidade. (Também não utilizo a palavra "defeito", pois as pessoas não são mercadorias quebradas). Neste caso, o que pode ser dito é uma necessidade de a pessoa sempre ter que estar atenta a conciliar a qualidade com a agilidade, aí sim, já que quem é detalhista, geralmente, pode se perder no tempo e nos prazos.
Existem características "inofensivas" que podem ser citadas em processos seletivos, ou seja, aquelas que não deporão contra o candidato. Aponto algumas: ciumento, sentimental, sério, centralizador, workaholic (expressão americana que teve origem na palavra alcoholic - alcoólatra - pessoa viciada, não em álcool, mas em trabalho). É prudente não citar mau humor, gosto por ficar sozinho, problemas com atrasos ou o fato de ser explosivo, por exemplo, pois essas sim, poderão te eliminar do páreo, pois sugerem pessoa de difícil relacionamento, anti-social, agressiva, negligente.
De qualquer maneira, não existe receita, cada entrevista, mesmo planejada pelo entrevistador e com roteiro, sai diferente com cada entrevistado. Cada química de energia é única. O ideal é se mostrar espontâneo e natural. Evite a todo custo, respostas prontas, pois elas causam impressão de artificialidade, limitação, dissimulação ou de que o candidato tem pouco conteúdo.
Vá preparado para a seleção, pois a maioria dos recrutadores pergunta sobre qualidades e o que deve ser trabalhado, até para saber se o candidato é centrado, se ele se auto-acessa, se tem autoconhecimento.
Reconhecer os próprios atributos favoráveis não é se gabar ou demonstrar empáfia, é sim, se mostrar consciente de suas potencialidades de crescimento e de realização. Portanto, comece agora a escrever sua imensa lista de aspectos positivos!

Abraço fraternal!
Fabiana Sanches
Psicóloga Organizacional