quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Ser Pequeno Na Grande Empresa Ou Grande Na Pequena Empresa?

http://www.artigonal.com/carreira-artigos/ser-pequeno-na-grande-empresa-ou-grande-na-pequena-empresa-1972735.html


Uma grande tendência nos dias de hoje é vislumbrar uma carreira de sucesso através das Grandes Empresas e das Grandes Metrópoles.
São Paulo é hoje não só o principal pólo econômico e tecnológico do Brasil como também o alvo de muitos profissionais que pretendem atingir empresas de porte nacional e mundial.

Engraçado que a cerca de 8 anos atrás um colega de trabalho compartilhou comigo que recebera uma proposta de uma pequena empresa para atuar como coordenador de infra estrutura. Neste momento ele estava como estagiário prestes a ser efetivado em uma empresa de âmbito Nacional.

Minha resposta foi imediata: "Eu acho que é melhor você ficar."

Pois o destino "queimou minha língua".
Este colega saiu e se deu muito bem na nova empresa.
Assumiu novas responsabilidades e se desenvolveu muito como profissional.

Algum tempo depois aconteceu o inverso. Um amigo teve uma proposta de estágio em uma empresa multinacional de tecnologia. Pensando pelo fato de que ele já tinha algumas despesas, atuava como programador e tinha um salário razoável seria um tiro no escuro.

É claro que nessa decisão eu não me envolvi, mas fiquei sabendo sobre muitas pessoas, inclusive seus pais, que entendiam que não seria o melhor caminho.
Esse amigo arriscou e sua carreira só deslanchou a partir daí. Obteve mais sucesso do que qualquer um poderia imaginar. Isso sem contar o fato de ter viajado por muitos países.
Aí por conseqüência vem a pergunta: O que é melhor? Ser pequeno na grande empresa ou grande na pequena empresa?

Vamos entender as principais diferenças?

Na pequena empresa, normalmente a hierarquia é menor. Todos estão muito próximos e normalmente possuem mais autonomia de decisão e de função.
A responsabilidade é muito grande e na falta de um profissional o impacto no todo é muito maior. Em resumo você resolve.
A grande vantagem ao meu ponto de vista é que conforme o sucesso da empresa, você pode ter um crescimento no mesmo tempo e bem significativo para a sua carreira.
Exemplo: Você cuida da parte administrativa de uma loja de roupas.
A empresa abre 5 filiais e você precisa de mais gente e acaba se tornando o gerente da área.
Na grande empresa a hierarquia, processos, pessoas, tudo é em maior proporção e é bem provável que os gestores principais não tenham um contato direto com a base da empresa.
Isso por um lado dificulta o destaque do profissional que precisa mostrar um bom trabalho para muito mais pessoas. Por outro lado a grande empresa pode apresentar um plano de carreira com uma chuva de conhecimento e experiências que você não terá em nenhum outro lugar.
A grande empresa normalmente tem posições de maior destaque e muitas possibilidades de crescimento, porém exigem um plano de carreira mais longo.

A grande tendência é:
  • Se você quer resultados rápidos você tende a se dar bem com pequenas empresas.
    • Importante saber que para isso o espírito empreendedor precisa ser forte e seu dinamismo na solução de problemas tem que ser uma constante.
    • Você precisa ser parte direta da solução e do crescimento.

  • Se você busca destaques grandiosos e seguir um caminho mais convencional e seguro você tende a se dar bem nas grandes empresas.
    • Importante saber que deverá ter mais paciência e trabalhar bem a sua função mesmo que você seja parte indireta dos resultados.
    • O marketing pessoal e seus resultados são fundamentais para o seu crescimento e destaque no meio de muitas pessoas.
    • Na grande empresa o espírito empreendedor é também importante principalmente para os papéis mais estratégicos.

Claro que para toda regra tem sua exceção e analisar bem o seu perfil e o perfil das empresas é fundamental. Essa compatibilidade é a chave do seu sucesso dentro de qualquer empresa independente do porte.
Seja grande não importando onde você está!