terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Resumo sobre CURRÍCULUM VITAE

O currículum vitae não vai definir se você vai ser escolhido para a vaga, mas vai definir se você vai ser escolhido para a próxima etapa. Logicamente nas próximas etapas o avaliador também terá acesso ao curriculum para ter uma noção prévia do perfil do candidato. Ele é o “cartão de visita” nos processos seletivos.  Nos cartões de visita o que interessa é o nome da empresa, o nome do contato, o cargo, o telefone, o e-mail e o endereço. A qualidade do papel e da impressão, o logotipo, o tipo de letra, a diagramação, fazem parte do processo de marketing, para que o nome da empresa seja lembrado. Assim como o “exagero” diferenciado pode reverter um efeito contrário.

Da mesma forma, capriche na elaboração do curriculum, mas não exagere no visual para não cair no “ridículo”.

Coloque as informações na ordem decrescente dos valores que a empresa está procurando.

Dicas:

1)      Não precisa escrever o título: “Curriculum Vitae”. O que mais poderia ser ?!!
2)      Coloque o seu nome com um tamanho de letra um ponto acima do resto texto e em negrito, não precisa grifar.
3)      Coloque o e-mail e o número do celular. E um telefone fixo que alguém realmente atenda em caso de recados. É preferível colocar o telefone de um amigo ou de um parente.
4)      O endereço residencial pode ser um ponto forte ou fraco na contratação, caso a sua residência e a escola fique muito longe do local de trabalho.
5)      Se você já tem experiência (outros estágios ou empregos) coloque na ordem decrescente de relevância com o cargo pretendido.
6)      Se nunca trabalhou antes, capriche nas suas habilidades e se as suas experiências anteriores não tiverem relação nenhuma com o cargo pretendido, comece também descrevendo as suas habilidades.
7)      A fluência em línguas é um diferencial, coloque no item a seguir se realizou alguma viagem ao exterior, se fez algum intercâmbio.
8)      Coloque as demais atividades para completar o seu perfil:, se já participou de alguma agremiação comunitária ou estudantil.
9)      Tudo isto deve preencher uma página. A segunda, terceira e outras se houverem, estarão em segundo plano.

 Desta forma cada curriculum deve ser escrito na ordem de relevância para cada vaga concorrida. Desde se coloca ou não o endereço em função do local de estágio, até a ordem de relevância com a função na vaga pretendida. Ou seja, não distribua "xerox" de curriculum, aumente a suas chances escrevendo na ordem correta para cada vaga pretendida.
Existe uma “enorme” diferença entre enviar o CV pelo correio e ser entregue “pessoalmente” por alguém da sua Networking. Mas cuidado com o perfil desta pessoa.
Saiba mais no artigo:

Procure saber mais sobre Relacionamento Interpessoal e Intrapessoal.
É o que fará diferença para o sucesso na sua carreira.
Aprenda também algumas técnicas como RAPPORT.
Próxima etapa:A dinâmica de grupo e depois a entrevista.