sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Empregabilidade, networking e atitudes




O Que Você Tem Feito Pela Sua Empregabilidade?

Uma das principais perguntas que você deve se fazer a respeito da sua carreira é:

O que eu fiz para aumentar a minha empregabilidade neste ano?

Esta é uma questão simples mas que poucos profissionais se fazem durante o ano. Alguns por desconhecimento ou desinteresse sobre os rumos da própria carreira, outros para evitar a dor da resposta e poucos, poucos mesmo são os profissionais que fazem deste auto-questionamento um recurso usado periodicamente para avaliar e orientar o plano de carreira.

Questionar-se sobre o grau de empregabilidade faz o profissional pensar sobre suas habilidades, seus pontos fracos e suas potencialidades. Não fazer esta auto-avaliação periódica é como fechar os olhos para o futuro da sua carreira e vê-la ser carregada pelas ondas de acontecimentos e pelos interesses de outras pessoas e não pelos próprios projetos.
Para quem quer tornar esta avaliação um hábito, segue alguns temas sobre os quais você deve refletir, com calma, sinceridade e detalhamento:

* Cursos realizados – quais foram os principais conhecimentos adquiridos durante este ano? Foram através de cursos? E o que você aprendeu de importante através da experiência no dia-a-dia?

* Participação em projetos importantes – de que maneira você contribuiu para o sucesso dos projetos profissionais que você participa?

* Promoções recebidas - você está sendo valorizado? Deveria estar?
* Relacionamento inter-pessoal – como se deram os seus relacionamentos profissionais durante o ano?
* Rede de contatos profissionais – a sua rede de contatos profissionais (networking) aumentou ou diminuiu? Você é freqüentemente lembrado para participar de eventos profissionais? É indicado para trabalhos com freqüência?

* Comunicação – você investiu na melhoria da sua comunicação? De que maneira?

* Nível de informação – podemos te considerar uma pessoa bem informada? Você sabe usar positivamente as informações que tem acesso?

* Saúde – este ano foi bom para a sua saúde? Tem cuidado corretamente dela?

* Finanças – sua vida financeira tem ajudado ou atrapalhado o seu descanso e conseqüentemente a sua carreira? O que você tem feito a respeito?
Estes são apenas alguns temas para reflexão, com estas informações você poderá ter uma percepção melhor sobre o que está indo bem e pode ser melhorado e que pontos você precisa se esforçar mais para melhorar a sua empregabilidade.

NETWORKING: O que é e para que serve

Networking ou rede de relacionamentos é um dos pilares de uma boa empregabilidade. Os grandes especialistas em gestão de carreiras recomendam que todos os profissionais que querem manterem-se altamente desejados pelas empresas devem além de estarem constantemente atualizados, possuírem uma boa experiência profissional também devem procurar ter e administrar uma boa rede de contatos profissionais.
A diferença entre uma boa rede de relacionamentos (networking) e uma mera agenda cheia de telefones está na maneira em que estes contatos são mantidos durante os anos que se passam. Saber manter um bom contato profissional com estas pessoas pode render muitos frutos profissionais para ambas as partes.
São indicações para novas oportunidades profissionais, dicas de cursos e livros, recomendações de palestrantes e serviços entre outros benefícios gratuitos que você pode obter e também fornecer através do relacionamento com os seus contatos profissionais.

Quando não temos uma rede de networking mas apenas uma agenda cheia de nomes e telefones o grande perigo é causarmos uma má impressão à estes contatos ao contactá-los apenas em momentos festivos, ex.: natal e fim de ano ou ainda quando estamos precisando como no caso de estarmos procurando emprego. Não causa uma boa imagem só se lembrar destas pessoas nestes momentos.


5 Atitudes Vencedoras para sua Carreira      

  Uma das grandes diferenças entre os profissionais de sucesso e aqueles que apenas "trabalham para sobreviver" é justamente esta: a capacidade de estabelecer e cumprir objetivos que são parte de uma estratégia profissional.

  Reunimos cinco das principais dicas de diversos especialistas em carreira para que você também possa ter atitudes vencedoras que contribuirão para o sucesso da sua carreira:

1 - Estabeleça Metas.
Crie prazos e objetivos claros para a sua carreira.  Ao fazer isto você poderá acompanhar os resultados que estabeleceu bem como modificar algo que não tenha ocorrido como o planejado. Isto também servirá para tirar as idéias do papel à medida em que ao estabelecer uma meta para a sua carreira você terá que se comprometer realmente com isto procurando maneiras que viabilizem os seus projetos.
Lembre-se: quanto melhor detalhado este projeto maior será a visualização de tudo que precisará acontecer.

2 - Atualize-se.
Não seja vencido pelo marasmo e pelo comodismo. Não importa se você está começando sua carreira agora ou se já tem bastante experiência, se está empregado ou procurando uma nova oportunidade. Estar atualizado é sua obrigação e fator importantíssimo para a sua carreira. Pense no que você quer aprender e, principalmente, no que você precisa aprender. Este conhecimento pode estar em um livro, em um curso rápido ou até mesmo em um curso técnico ou em uma faculdade. O importante é você ter certeza que continua aprendendo coisas novas pois conhecimento nunca é demais.

3 - Participe mais.
Com certeza você já sabe que as empresas valorizam os funcionários que se mostram sempre dispostos a ajudar, colaborar, contribuir seja com esforço, com experiência ou com novas idéias. Mas diga sinceramente: o quanto você anda contribuindo para o crescimento e desenvolvimento da sua empresa e dos seus colegas de trabalho? Se a resposta for positiva, parabéns, entretanto não desanime, pois sempre é possível contribuir um pouco mais. Agora se a resposta for vaga ou negativa, é hora de mudar de atitude pois ninguém é uma ilha que viva isolado dos demais e indiferente ao que acontece em volta além de que você também está sendo avaliado por isto.

4 - Apareça.
Cuide de seu Networking (rede de relacionamentos). Estes contatos podem te trazer novas idéias para o seu trabalho, indicar novas oportunidades além de oferecer um rico aprendizado através da troca de experiências. É importante que você procure dar o melhor de si para o seu trabalho e a sua empresa mas isto não te obriga a se isolar do mundo lá fora. Abra as janelas e tire o pó de sua agenda, fará bem para a sua carreira e para a sua cabeça.

5 - Cuide-se.
Por mais que você seja um excelente profissional, a sua carreira pode sofrer um revés e uma queda de rendimento se sua vida particular não estiver equilibrada e os problemas começarem a afetar o seu trabalho. Cuidar da saúde física e mental, procurar ter relacionamentos sadios e harmoniosos além de se preocupar com o lazer e com o equilíbrio financeiro ajudam para que o profissional possa se dedicar integralmente ao seu trabalho dando o melhor de sua capacidade e sem estar preocupado com estas questões.
Cuidar-se é um dos pilares da empregabilidade.

  Assim como o planejamento do seu trabalho diário, o futuro da sua carreira depende de um acompanhamento de metas e resultados para que sejam alcançados os objetivos estabelecidos.

  Existe uma frase popular que explica a importância de se sonhar alto:

  " Mire sempre na Lua, pois se errar ainda assim você estará entre as estrelas. "
                                                                                                                              Luciano Leite

E nossa rede de networking não se faz apenas de contatos recentes mas também do relacionamento que consiguimos manter com pessoas que conhecemos há muito tempo seja em empresas em que trabalhamos, cursos que fizemos ou pessoas que tivemos contatos em eventos profissionais como feiras, congressos e reuniões de negócios.

Uma boa rede de networking é fundamental para ajudar na divulgação do seu trabalho, descobrir novas oportunidades e fazer mais amizades.

Pense nisto e boa sorte!